Waste Box: inovação e segurança no armazenamento de sprays aerossóis

129 views

Como o lançamento da Dinâmica Ambiental promove a sua segurança em um eventual princípio de incêndio

Antes da Waste Box

Até pouco tempo, a maioria dos descartes de aerossóis eram realizados em tambores de metal, que têm a função básica de armazenar, mas não de proteger contra incêndios. O manejo inadequado desses tambores gera grande preocupação por parte dos envolvidos na logística reversa desse material, em função de suas características de inflamabilidade, além de outros riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Segurança em todas as etapas

Na busca por uma solução que atendesse a todas as normas de segurança, a Dinâmica Ambiental desenvolveu junto a Fragmaq a Waste Box, a primeira embalagem homologada conforme portaria do INMETRO e RESOLUÇÃO ANTT, e específica para o descarte seguro de aerossóis. Sua função é promover o descarte seguro desde o ponto de coleta, passando pelo transporte, até o encaminhamento para descarte, na própria Dinâmica Ambiental, onde ocorre a despressurização.

Com dimensões e peso estrategicamente projetados, a Waste Box é construída em aço e não acumula carga eletrostática. As saídas de ventilação proporcionam o escoamento natural dos gases gerados pelo vazamento das embalagens. Além disso, a Waste Box possui pontos para aterramento, evitando a geração de faíscas.

Em caso de incêndio, como funciona?

Para atestar essa segurança, Hélio Hatisuka (Diretor executivo do Grupo Fragmaq), Alex Gonçalves (especialista em inflamáveis da AMG Consultoria e Treinamentos) e João Godoi (diretor do Cfab – Centro de Treinamentos em Emergências do Corpo de Bombeiros) conduziram um procedimento comparativo entre a Waste Box e um tambor de metal padrão, utilizado pelo mercado para esse tipo de descarte, e o resultado foi surpreendente.

Na ocasião, bombeiros simularam um princípio de incêndio através de um queimador a gás, que rapidamente aqueceu o conteúdo das embalagens, causando explosões e uma grande combustão.

Vale reforçar que o evento transcorreu em um espaço preparado e totalmente controlado. No teste, todos os compostos tecnológicos e de resistência da Waste Box garantiram um tempo de resposta de 16 minutos das equipes de emergência, contra apenas 5 minutos no caso do tambor convencional. Na prática, significa que os aerossóis acondicionados em uma Waste Box levam muito mais tempo para provocar uma explosão, e quando ela acontece, as equipes de emergência têm mais tempo para agir – e, em um incêndio, cada segundo é precioso.

Além da segurança comprovada pelo teste, as estruturas da Waste Box se mantiveram praticamente intactas mesmo contendo 5 vezes mais carga, enquanto que o tambor convencional ficou bastante danificado.

O mais surpreendente foi que a Waste Box, em 16 minutos teve apenas 20% de seu volume incendiado e 80% das latas permaneceram intactas e frias, já que a combustão acontece fora da caixa, preservando seu interior.

Perspectivas e próximos passos

“A perspectiva é que tenhamos um grande mercado consumidor. Além da segurança em relação a incêndios, a Waste Box tem pontos para lacre e cadeado, o que minimiza também a probabilidade de roubo dos produtos nela acondicionados. As empresas que utilizarem o nosso produto poderão inclusive ter descontos em seguros, já que as probabilidades de sinistros tendem a ser menores. Além disso, vamos trabalhar para que ela sirva também para outros tipos de resíduos de periculosidade semelhantes, como perfumes e outros tipos de inflamáveis.”, pontua Hélio Hatisuka, Diretor executivo do Grupo Fragmaq.

Clique aqui para assistir ao teste e surpreenda-se com os resultados.

Sobre a Dinâmica Ambiental – A Dinâmica Ambiental é uma empresa do Grupo Fragmaq com foco na área ambiental, destacando-se como a maior capacidade instalada em processamento de aerossóis do Brasil. Atua na área de engenharia reversa, gestão de resíduos, gestão da informação, logística, marketing e outras soluções. O Grupo Fragmaq está presente há mais de 50 anos, desenvolvendo resultados e tecnologias para mais de 26 mil clientes no Brasil e no Exterior. Sistema integrado ISO 9001 – ISO 14001 – ISO 37001 – ISO 45001 e B Corporation.