Vídeo impressionante mostra o fenômeno de desprendimento de icebergs

357 Visualizações
Reprodução / Youtube Registro, feito por Adam Lewinter e Jeff Orlowski, ganhou diversos prêmios internacionais.

Estudos recentes revelam que o derretimento das geleiras da Antártida Ocidental está avançando de forma gradual. Estima-se que, apesar de os efeitos não serem imediatos, o nível do mar suba 3,6 metros nos próximos séculos, maior que o previsto anteriormente.

O aquecimento global, como sabemos, é o grande vilão. A culpa, no entanto, é das ações realizadas pelo homem, que continuam degradando o meio ambiente. A emissão de gases poluentes, por exemplo, aumenta o buraco na camada de ozônio e, consequentemente, mudando os ventos da Antártida e aquecendo a água que corrói as bases do gelo.

É preciso ressaltar ainda que os fatores naturais também podem estar entre as causas. Dentre os mistérios da natureza, está o fenômeno de desprendimento de icebergs.  Os enormes blocos de gelo se desprendem das geleiras existentes nas calotas polares. Dados revelam que apenas cerca de 10% da sua massa emerge à superfície e o restante permanece submerso.

A beleza desses blocos vai além da coloração branca, que beira o azul. O momento de formação de um iceberg é considerado mágico e encanta os olhos de quem vê. Isso porque, ao se desprenderem das geleiras, um som ensurdecedor toma conta da região até que o bloco se transforme em um pedaço flutuante gigante.

Em meio ao frio glacial, com temperaturas jamais imaginadas, uma equipe de documentaristas filmou um dos mais longos fenômenos já registrados em toda a história. No vídeo abaixo é possível imaginar quão grandioso é esse movimento da natureza.

O registro, feito por Adam Lewinter e Jeff Orlowski, ganhou diversos prêmios internacionais como o Melhor Documentário e Excelência em Cinema. Confira e aprecie a beleza: