Saiba quais são os principais tipos de climas do mundo

8.340 views
flborges Clima tropical.

Latitude, altitude, circulação de massas de ar, pressão e correntes marítimas, tudo isso é responsável pela variação climática na Terra. Os principais climas do mundo são identificados quando uma dessas características prevalece sobre as outras, conferindo maior relevância naquele ambiente.

Durante todo o ano os climas do mundo apresentam variações, alguns mudam conforme as estações, enquanto outros apresentam grandes diferenças em um mesmo dia. Existem dez principais tipos de clima no mundo, que são determinados principalmente pela inclinação solar, ou seja, o modo como os raios incidem na superfície terrestre.

O clima Equatorial ocorre em regiões localizadas próximas à linha do Equador. Ele é predominantemente quente e úmido durante todo o ano, apresentando uma pequena amplitude térmica anual, sua temperatura média é de 25°C e as chuvas são abundantes com média acima de 2.000 mm anual.

O clima Tropical aparece entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Possui duas estações bem definidas, inverno seco e verão chuvoso. Podendo ser ainda mais seco (tropical seco) ou mais chuvoso (tropical úmido) em determinada regiões. É um clima quente com variações de umidade e temperaturas médias de 20°C e precipitações de 1.000 a 2.000 mm.

Subtropical é um clima de médias latitudes onde começam a se delinear as quatro estações. É caracterizado por apresentar uma grande amplitude térmica durante o ano, pode ser quente ou frio, com estações mais definidas, em que o verão chega a médias entre 20°C e 25°C e o inverno, mais rigoroso, com temperaturas de 0 a 10°C. Possui precipitações médias de 1.000 mm a 1.500 mm distribuídas ao longo do ano.

erik-n Deserto.

Os climas Temperados apresentam as quatro estações bem definidas. No entanto, existem diferenças entre os locais próximos e afastados do mar. Eles se dividem, basicamente em: temperado mediterrâneo, temperado continental e temperado oceânico.

O Mediterrâneo se caracteriza por apresentar verões quentes com média de 25°C e invernos brandos temperaturas entre 0 e 15°C. As chuvas acontecem no inverno e o verão é quente e seco, com médias variando de 500 mm a 1.000 mm de chuva. Há diferenças entre os locais próximos e os que estão longe do oceano.

Já o clima Desértico é muito quente durante o dia, com média de 30°C, e noites com temperaturas frias, pois, a amplitude térmica (diferença entra a temperatura mínima e a máxima) é bem alta, variando entre 15 e 20°C. As chuvas são raras e podem demorar anos para acontecer. A umidade do ar é muito baixa, chegando a aproximadamente 15%.

O Semiárido é um clima de transição. Possui chuvas escassas e irregulares com média de 300 mm ao ano. É quente durante todo o dia, com média de 25°C, e apresenta baixa umidade do ar. Ocorre tanto nas regiões tropicais como nas zonas temperadas de invernos frios.

O clima Continental Árido está presente em regiões temperadas, como: Ásia Central, Patagônia e planalto oeste das Montanhas Rochosas (EUA). Apresenta clima seco, cuja precipitação é muito escassa, abaixo dos 250 milímetros por ano, mas a temperatura apresenta grande variação no decorrer do ano, pois, no verão a média é de 17°C e no inverno atinge -20°C.

wikipedia Antártida.

O Frio de Montanha ou de Altitude possui baixas temperaturas constantes durante todo o ano, devido às grandes altitudes das montanhas, com médias anuais de 0°C e números até abaixo de zero, com presença de neve frequente em maiores altitudes. As precipitações anuais médias são de 1.500 mm.

O clima Polar é frio ao extremo, com temperaturas sempre abaixo de 0°C, e umidade do ar muito alta, devido à constante presença de neve ao longo do ano, mas a precipitação é bastante reduzida: cerca de 100 milímetros de neve acumulados ao ano. Os invernos são extremamente rigorosos e os verões secos. Eles ocorrem em latitudes extremas, próximo aos círculos polares do Ártico e Antártico.