Bolhas de plástico com ar limpo podem ser a solução para isolar Pequim dos poluentes

587 Visualizações
Orproject Archtects Orproject.

Os níveis de poluição atmosférica na China têm sido elevados por conta da forte presença das indústrias que emitem grandes quantidades de CO2 e gases tóxicos. Como alternativa para amenizar este impacto ambiental em Pequim, um grupo de arquitetos de Londres, do escritório Orproject, abusou da criatividade e conseguiu criar um produto um tanto quanto diferente: uma enorme bolha de plástico capaz de envolver uma área com ar purificado e separá-la da poluição que paira sobre o céu chinês.

Classificado como “Bubbles” (bolhas, em inglês), o projeto se a assemelha a um Oasis, no caso, ambientes com ar limpo repleto de vegetais e plantas estruturados também para acomodar o público em uma área de convivência, assim como a bolha do Projeto Éden, em Cornualha (Reino Unido). O “Bubbles” foi desenvolvido pela equipe coordenada por Rajat Sodhi, diretor da Orproject na Índia. O sistema é construído com ETFE, plástico transparente e maleável que pode ser utilizado para criar as bolhas gigantes as quais permitem a passagem dos raios solares e também protegem a população da poluição do ar local.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em publicação de março de 2014, o país teve o índice de poluição do ar 20 vezes acima do limite previsto pela organização. A poluição do ar causa anualmente 1,4 milhão de óbitos no país, situação a qual se agrava na metrópole.

Bolhas não resolvem a poluição do ar no país

A bolha artificial foi criada no intuito de conservar uma parte da cidade com ar limpo dentro dela e, de certa forma, garantir a saúde dos chineses. Entretanto, o projeto enfrentou críticas de ambientalistas. Eles relataram que a Bubble vai dividir a população entre grupos que vivem em áreas poluídas e limpas, sendo os ricos privilegiados com a bolha.

Para o diretor do projeto, a bolha faz parte de um projeto de arquitetura e não tem o compromisso de reduzir impactos ambientais, apenas de criar ambientes habitáveis. As autoridades chinesas ainda não responderam quanto à importância da instalação da bolha na capital. Enquanto a decisão de implantação da iniciativa não ocorre, fato é que a poluição do ar pelo país tem trazido enormes prejuízos para natureza e para a saúde das pessoas.

Orproject Archtects Orproject.