Projeto reúne imagens do impacto da vida humana no planeta

560 views

Você saberia dizer qual o impacto da expansão humana no planeta terra? A ONG norte-americana Global Population Speak Out resolveu registrar este avanço através de fotografias que contam como a população cresceu em um ritmo incrível ao longo dos anos. Todas as imagens podem ser conferidas no livro recém-lançado “Overdevelopment, Overpopulation, Overshoot”.

Do desmatamento das florestas ao descarte incorreto de lixo em rios e no oceano, a ONG relata como a alta densidade humana impacta diretamente na saúde do planeta. Além disso, o livro apresenta sugestões para diminuir os impactos causados pela humanidade.

“Mulheres instruídas geralmente escolhem ter famílias menores. Entre outros fatores, a educação de meninas e mulheres promove acesso à informação sobre contracepção e estilos de vida mais saudáveis”, defende Joe Bish, diretor de assuntos legais de uma das organizações que trabalham em parceria com a ONG, chamada Population Media Center.

O projeto também faz alerta para o uso de tecnologias limpas para diminuir a emissão de gases do efeito estufa (principais causadores do aquecimento global). Outro ponto interessante é que a Global Population Speak Out focou mais no forte impacto das imagens, pois segundo os organizadores, muitos alertas já foram feitos e não alcançaram o resultado esperado. Para Bish: “A ideia foi deixar de lado o apelo racional e ver o que acontece quando as pessoas são confrontadas por imagens que mostram a maneira como o planeta, nosso lar neste vasto Universo, está sendo tratado”.

Reprodução Java. Indonésia.
Iceberg próximo à Svalbard, Noruega.
Reprodução Mina de diamante na Rússia.
Reprodução Maldivas.
Reprodução Alberta, Canadá.
Reprodução Almeria, Espanha.
Reprodução Ave morta nas Ilhas de Midway.
Reprodução Cidade do México.
Reprodução Accra, Gana.
Reprodução Tagebau, Alemanha.
Reprodução Floresta Amazônia.
Reprodução Floresta transformada em plantação na Indonésia.
Reprodução Bangladesh.
Reprodução Golfo do México.
Reprodução Califórnia, EUA.
Reprodução Yellow River, Mogolia.
Reprodução Oregon, EUA.