Produção limpa: aprenda como fazer um sistema de Aquaponia

6.438 Visualizações
Sistema de Aquaponia
Foto: aquaponiadourados

A aquaponia é uma técnica que permite a produção de plantas e ervas e, ao mesmo tempo, a criação de peixes, de forma integrada e colaborativa – tanto os excrementos liberados pelos peixes na água compartilhada ajudam as plantas com seus nutrientes quanto as plantas ajudam na limpeza e oxigenação das águas para os peixes.

Os sistemas de aquaponia permitem ainda que pessoas que não têm onde plantar suas ervas – os moradores de apartamentos das grandes cidades, por exemplo – realizem a produção, acompanhem o crescimento das plantas e convivam com pequenos peixes, trazendo um pouco da natureza para o cotidiano urbano.

Em geral, os sistemas para aquaponia são comprados inteiros. Mas, abaixo, seguem algumas orientações para que você monte o seu próprio sistema. Há um certo grau de complexidade no processo de montagem, além da necessidade de materiais bastante específicos. Mas, para quem gosta de colocar a mão na massa, pode ser uma divertida e gratificante experiência.

Materiais:

• 1 vaso de planta;

• 1 pacote com pedregulhos para jardinagem;

• 1 tanque de peixe de 20 litros;

• 1 estrutura com cascalhos;

• Peixes para habitar o tanque;

• 1 bomba pequena para o tanque de peixe;

• 3 metros de tubo plástico de 1″ dividido em 3 trechos de 1 metro;

• Cola forte;

• Uma muda planta ou erva sua preferência;

• Alimento para peixes.

Sistema de Aquaponia
Foto: fluxusdesignecologico

Modo de fazer:

1. Ao fundo do vaso, você precisará fazer um furo com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro. Depois, a primeira ação será encher o vaso com os pedregulhos e com a muda de planta ou erva escolhida.

2. Coloque o vaso em uma prateleira ou uma mesa, de aproximadamente 60 cm mais alta do que o local onde colocará o tanque. A água se deslocará através do sistema por meio da gravidade e, por isso, a planta deve ser conservada acima do tanque sempre. Você também pode procurar em sites e lojas especializadas, via internet, estruturas produzidas especialmente para sistemas de aquaponia, já pensadas para sustentarem a planta e o tanque.

3. Prenda o primeiro um metro de tubo plástico ao buraco do fundo do vaso com uma cola forte. Esse tubo vai desaguar no tanque instalado abaixo do vaso.

Sistema de Aquaponia
Foto: aquaponiadourados

4. Conecte os outros dois metros de tubo plástico na bomba de água pequena. Aqui você também poderá contar com conectores específicos, vendidos em lojas especializadas. Instale as pontas dos dois tubos nos cascalhos do vaso e na água do tanque. A água será lançada do tanque ao vaso e, em seguida, retornará ao tanque purificada pela ação da planta.

5. Para conservar o sistema, limpe o tanque quando necessário, aproximadamente uma vez por mês. Substitua um quarto da água utilizada por água limpa na temperatura ambiente, uma vez por semana. E alimente o peixe conforme orientação de seu vendedor.