O impactante documentário “A Última hora”

5.103 views
A ultima hora
Foto: helpdosbichos

O documentário a “Última Hora” (The 11th hour) é uma experiência capaz de expandir a nossa consciência e responsabilidade sobre a atual realidade ambiental do planeta. Dirigido pelas irmãs Nadia Conners e Leila Conners Petersen, a produção foi idealizada e teve sua pesquisa conduzida pelo ator americano Leonardo DiCaprio. Também é ele quem, em momentos estratégicos, surge no documentário para nos fazer refletir, observar e aprender.

O filme reúne em seus 90 minutos dezenas de entrevistas com 50 especialistas, entre cientistas, ambientalistas e líderes políticos de todo o mundo. A princípio, é revelado um cenário caótico e assustador, no qual as mudanças climáticas, a poluição, o lixo e uma série de desastres naturais mostram um mundo em crescente e sufocante estado de degradação.

Desta realidade, surge o sentimento de urgência. Ainda haverá tempo para salvar o planeta? Há algo a ser feito? E se há, estamos juntos para superar esse desafio? Muitas são as perguntas e, é claro, suas respostas não são exatamente simples. Mas o documentário apresenta possibilidades bastante surpreendentes e capazes de nos fazer sentir o peso da nossa responsabilidade.

O título do filme faz exatamente uma analogia ao momento que pode ser considerado o último para se fazer as mudanças necessárias. E, para inspirar, nos oferece o diálogo com personalidades diversas, por exemplo, o antigo primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o homem que chefiou a CIA, R. James Woolsey, além dos líderes de grandes projetos de sustentabilidade, como William McDonough e Bruce Mau.

Muitas são as surpresas apresentadas pelo filme. Nenhuma delas será revelada aqui, para que o impacto do documentário não se perca. Mas prepare-se para uma multiplicidade de pontos de vista e que certamente fará você pensar.