Pousada flutuante na Amazônia é símbolo de ecoturismo e responsabilidade social

900 views
EDUCOELHO Pousada flutuante na Amazônia.

Atualmente, hotéis e pousadas que combinem bem – estar e proximidade com práticas sustentáveis tem sido os destinos mais procurados. A Pousada Uacari, localizada na floresta amazônica da cidade de Tefé (AM), é um deles. O espaço possui a maioria das características de uma construção sustentável, com estrutura de captação de energia solar e até reutilização de recursos hídricos.

Desde 1998, a Pousada Uacari situa-se dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá mantida pelo Instituto de mesmo nome e conta com as comunidades do entorno para atender ao público. Esta estratégia de gestão favorece a valorização e o crescimento profissional dos moradores. Entre 1998 e 2013 foram contabilizados em torno de R$ 1,9 milhões em benefícios diretos para as comunidades envolvidas. Além disso, todo o alimento que é consumido na pousada vem da agricultura local.

Para elaborar uma pousada com características do turismo sustentável, os organizadores investiram em diversas frentes de tecnologia de baixo impacto ambiental. A primeira delas foi optar pelos bangalôs (cômodo suspensos) flutuantes ao invés de usar materiais da construção civil para fixá-la ao solo.

Cada bangalô possui dois painéis fotovoltaicos capazes de captar a energia solar e abastecer a pousada com energia elétrica e ainda aquecer a água. Todos eles contêm caixa de dejetos que armazenam esses resíduos e filtram a água antes de ser devolvida ao meio ambiente. Segundo Antonio Coelho Rodrigues, supervisor de manutenção da Uacari, a água fica 90% limpa antes de ser descartada nos rios. Após devolver a água tratada à natureza, a parte sólida de resíduos e dejetos depositados ao fundo da caixa vai direto para o solo, servindo de adubo para as plantas.

A pousada tem capacidade para hospedar até 24 pessoas e já atendeu a 70% do público estrangeiro vindo de Minnesota (EUA) e de outras partes do mundo. O espaço pode ser uma opção de ecoturismo para suas próximas férias. Gostou da pousada? Veja este vídeo e conheça mais sobre a fauna e flora local: