Os principais animais da fauna amazônica

71.070 Visualizações
admiriam Foto: Admiriam

Rica e diversa, a fauna amazônica é, sem dúvidas, uma das mais impressionantes de todo o planeta. Mamíferos, peixes, aves, répteis, anfíbios e insetos multiplicam-se de forma variada, formando grupos que convivem de forma harmoniosa utilizando todos os recursos oferecidos pela floresta.

Esta teia de vida prolifera-se em todos os ambientes amazônicos, com destaque para as suas águas. A bacia hidrográfica da Amazônia possui a maior diversidade de peixes de todo o planeta. Estima-se que nadem pelos rios da região aproximadamente três mil espécies. Tucunarés, surubins, piranhas, jaús e tambaquis, dentre milhares de outros, atraem pescadores esportivos de todo o mundo.

Segundo especialistas, a fauna amazônica contempla no total aproximadamente dois milhões diferentes de espécies, muitas delas exclusivas desta região – dentre estas, mais de 1.300 espécies de pássaros e 300 de mamíferos. Novas descobertas de espécies e subespécies são realizadas de forma corriqueira, tamanha a diversidade. Estes números, além de demonstrarem a grandiosidade da floresta, evidenciam a necessidade de cuidados intensos para a sua preservação.

Onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra e tatu são os mamíferos mais conhecidos, além das muitas espécies de primatas. Distintas variedades de jacarés, tartarugas e cobras, como a cascavel, a jararaca e a sucuri, são os mais populares representantes dos répteis. Dentre os peixes, além dos já citados acima, destacam-se o peixe-boi, pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari e dourado.

Centenas de variedades de sapos, rãs e pererecas marcam a presença dos anfíbios, enquanto papagaios, araras, maritacas, garças, tucanos, pardais, gaviões, corujas, dentre muitos outros pássaros tomam os ares. Para completar esta rede, insetos como abelhas, vespas, besouros, cupins e formigas, além de mosquitos, multiplicam-se em cores e formas. Com sua fauna abundante, o ambiente amazônico mostra que a variedade de espécies é um fator importante para o desenvolvimento de um habitat saudável.

Veja alguns destes animais da fauna amazônica: