O que são savanas?

5.628 views
Fonte: Flickr / Rita Manincor Savana pantanosa

Savana é a formação vegetal constituída por gramíneas, arbustos e árvores esparsas. Essa vegetação se desenvolve principalmente no clima tropical que possui duas estações do ano bem definidas, em que o período de seca acaba sendo maior que o de chuvas. Esse clima também é marcado por receber uma enorme quantidade de luz solar. No entanto, a vegetação da savana é mais bem caracterizada pelas especificidades do seu solo, que é muito pobre em nutrientes, do que pelo clima, já que ela pode se desenvolver em climas diferentes.

A vegetação da savana é bastante resistente ao fogo e suas folhas e rizomas são adaptados para armazenarem grandes quantidades de água, assim como os troncos das árvores. Quando a savana se desenvolve em solos muito arenosos e rasos, dificilmente existirão vegetações de grande porte nelas, portanto, o solo é um grande definidor do tipo de vegetação que existe em cada local.

Existem deferentes tipos de savanas ao redor do mundo. A savana encontrada na região mediterrânea pode apresentar árvores de pequeno porte e se desenvolver em solos pobres em nutrientes. A savana presente nos climas tropicais e subtropicais apresenta árvores esparsas e gramíneas e seu solo é um pouco mais fértil. A savana temperada possui verão relativamente úmido e inverno seco e a vegetação é constituída por gramíneas.  A savana pantanosa se desenvolve em regiões tropicais e subtropicais, mas se caracteriza por ficar alagada periodicamente. E, por fim, a savana montanhosa que se localiza nas regiões alpinas.

Fonte: Flickr / Rita Manincor Savana temperada

A agricultura que se desenvolve nessas áreas muitas vezes representa um risco ao bioma, isso porque o solo já é bastante pobre em nutrientes e seu uso excessivo pode aumentar o processo de desertificação em algumas regiões. No entanto, técnicas de irrigação mais modernas podem garantir um uso adequado desses solos em determinadas áreas.

Muitos animais são encontrados no ambiente das savanas. No Brasil, existem animais como o  tamanduá-bandeira, a ariranha, o lobo-guará, a capivara  e o maior animal terrestre das Américas que é a anta brasileira. Na savana africana é possível encontrar animais ainda maiores como os elefantes, as girafas, as zebras e os leões. Todos eles são parte desse interessante bioma e fazem das savanas lugares ainda mais fascinantes que merecem o cuidado e a preservação dos seres humanos.