Trilhas próximas de São Paulo para você aproveitar a natureza

418 views
Fonte: Flickr / Flavio Jota Trilha do Silêncio

Quem vive em São Paulo não encontra só asfalto e edifícios. Bem próximo da cidade existem várias trilhas para ampliar o contato com a natureza. Há opções desde as mais fáceis até outras de difícil acesso.

Um exemplo para os que gostam de sossego é a Trilha do Silêncio. Localizada no Parque Estadual do Jaraguá, ela possui 800 metros – contando ida e volta – e ali perto há um riacho em meio à Mata Atlântica.

Já a Trilha da Vida está situada no Parque Ecológico do Guarapiranga e é indicada para qualquer pessoa, inclusive para quem não tem preparo físico, pois é mais um passeio do que uma trilha propriamente dita. Ao longo dos 65 metros, o contato com a natureza fica ainda maior porque o turista é guiado pelo caminho de olhos vendados e descalço.

Para quem deseja um pouco mais de aventura, uma boa opção é a Trilha do Poção, no Parque Estadual da Serra do Mar. Ao todo, são 3,5 quilômetros de percurso – mais ou menos quatro horas de duração – entre rios, corredeiras e cachoeiras, com direito a banho. A trilha só pode ser feira acompanhada de monitores.

Fonte: Flickr / C. Alberto Parque Estadual da Serra do Mar

Ainda na mesma região da Serra do Mar, quem tem fôlego vai adorar conhecer os Monumentos Históricos Caminhos do Mar. Além de contemplar a natureza, o trajeto de 16 quilômetros (ida e volta) conta com diversos monumentos históricos do século XIII, além da Baixada Santista.

O Parque Estadual da Cantareira, por sua vez, reserva a Trilha da Pedra Grande. No topo, é possível conferir o visual da cidade de São Paulo. O trajeto contém 9,6 quilômetros e é repleto de vegetação e animais.

Já a Trilha do Corisco é indicada para quem tem um ótimo preparo físico. Por estar localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o caminho é longo – são 20 quilômetros – e com níveis elevados de altitude que chegam a 600 metros.