O que é uma estação ecológica?

3.797 views

As estações ecológicas são espaços do território nacional, sejam áreas terrestres ou marinhas, instituídas pelo poder público como locais de proteção integral, que ficam sob regime especial de administração. Tais espaços também são conhecidos como unidades de conservação, devido às suas características naturais relevantes de fauna e flora, cujo objetivo final é a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas com garantias de proteção de seus atributos ambientais. Em algumas unidades é permitida a visitação para atividades educativas.

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, PE
Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, PE – Foto: mcdemoura

Estas estações são representações dos ecossistemas brasileiros e biomas de cada região. Segundo a Lei 9.985 de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), nas estações ecológicas são permitidas alterações dos ecossistemas em casos restritos e específicos, como:

I. Medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados;

II. Manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica;

III. Coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas; entre outros.

As unidades de conservação dividem-se em dois grupos, sendo o primeiro de proteção integral e o segundo de uso sustentável. Eles são compostos pelas seguintes categorias:

• Proteção integral: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre;

Parque Nacional Iguaçu, PR
Parque Nacional Iguaçu, PR – Foto: admiriam

• Uso sustentável: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Reserva Particular do Patrimônio Natural, Salto Morato (PR)
Reserva Particular do Patrimônio Natural, Salto Morato (PR) – Foto: infoescola

A principal diferença entre essas categorias é que na segunda a diversidade biológica é protegida e a população humana é disciplinada quanto ao processo de ocupação, a fim de que seja assegurada a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, enquanto na primeira o objetivo maior é a preservação da natureza, sendo permitidas apenas pesquisas científicas.

A região norte do país possui 14 estações ecológicas, a nordeste 8, o centro-oeste conta com 5, a região sudeste possui 10 e a Sul 6 estações ecológicas.

As áreas protegidas no Brasil incluem, além das unidades de conservação, terras indígenas, territórios quilombolas, áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, áreas de reconhecimento internacional, reservas mundiais da biosfera, florestas públicas e reservas ecológicas.

Confira o álbum que preparamos de algumas Estações Ecológicas: