O que é e quais são as principais características da floresta tropical?

27.150 views
cifor Floresta Amazônica

O Brasil abriga a Amazônia, maior floresta tropical do planeta. Motivo de orgulho e também de luta por preservação, o ambiente amazônico guarda recursos e uma biodiversidade capazes de despertar o interesse milhares de pessoas. Apesar de todo o destaque dado à Amazônia nos noticiários, nem todos sabem o que é uma floresta tropical e quais as principais características desse tipo de bioma.

As florestas tropicais são aquelas localizadas dentro da zona equatorial, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, aproximadamente 28° ao sul e ao norte do equador. Esta localização proporciona a incidência de altas temperaturas e, também, de uma quantidade significativa de precipitações de chuvas. Essas condições geram florestas tropicais em diversas regiões do planeta, como a Ásia, Austrália, África, América do Sul, América Central, México e em muitas ilhas do Pacífico, Caribe e Oceano Índico.

A umidade e as altas temperaturas são as principais características das florestas tropicais. Durante todos os meses do ano, a temperatura média é de 18°C. Estes ambientes também têm em comum uma biodiversidade extremamente abundante. Estima-se que metade de todos os animais e plantas do planeta vive em florestas tropicais.

Outra característica das florestas tropicais é a presença de árvores altas muito próximas umas das outras, formando grandes regiões de solo coberto por sombra. Este solo, por sua vez, é bastante rico e conta com uma camada de folhas caídas das árvores, além de animais mortos. Se levarmos em conta a imensa diversidade de espécies vegetais e animais das florestas tropicais, não é difícil imaginar o quanto este solo é rico em nutrientes e, portanto, propício à proliferação da vida.

Constantemente pesquisadores encontram novas espécies de animais e plantas nas florestas tropicais espalhadas pelo mundo. Alguns destes estudos buscam encontrar elementos que nos ajudem, por exemplo, a tratar e curar doenças. Independente de como podemos ser beneficiados, é importante não esquecermos que o equilíbrio da atmosfera terrestre depende, também, da preservação das florestas tropicais.

© Depositphotos.com / Winston Floresta tropical.