Noruega se torna o primeiro país a se comprometer com o desmatamento zero

529 views
iStock.com / AlbyDeTweede Países como Reino Unido e a Alemanha estão interessados em seguir os passos da Noruega.

A Noruega se oficializou como a primeira nação em todo o mundo a firmar um compromisso com a iniciativa do desmatamento zero. A confirmação veio com o anúncio feito pelo parlamento norueguês (Comitê Permanente da Energia e do Ambiente) com a promessa de uma recomendação a respeito do Plano de Ação do governo sobre diversidade natural.

A comissão solicitou que o governo imponha uma série de requisitos nos contratos públicos, garantindo que os mesmos não contribuam para o desmatamento da floresta tropical. Outra solicitação foi o pedido de preservação da biodiversidade natural através de uma nova política de proteção, além dos investimentos realizados pelo Norges Bank Investiments Managent.

A Rainforest, fundação internacional que realiza uma série de ações contra o desmatamento, pediu para que outros países seguissem o exemplo da Noruega e, da mesma forma, se comprometessem com o desmatamento zero. Inclusive, o Reino Unido e a Alemanha chegaram a declarar suas intenções em contribuir com novas políticas que incentivem a criação de novas soluções sustentáveis.

“Esta é uma vitória importante na luta para proteger a floresta. Ao longo dos últimos anos, uma série de empresas se comprometeram a cessar a aquisição de bens que podem ser ligados à destruição da floresta “, celebrou Nils Hermann Ranum, representante da Fundação Rainforest da Noruega.