Ibama anuncia queda no número de alertas de desmatamento na Amazônia

454 views
cifor Floresta Amazônica

Na última sexta-feira (20) o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) divulgou novos dados referentes à Amazônia, obtidos pelo Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os indicadores revelaram uma queda de 24% nos alertas de desmatamento na região, no período de agosto de 2013 a maio de 2014.

O sistema se baseia em imagens diárias de até 25 hectares capturadas por satélite. Esses alertas produzidos pelo DETER orientam a fiscalização e garantem ações mais eficazes.

A consolidação de dados é feita por meio de análises da alteração da paisagem da região amazônica, que podem ocorrer por conta de questões como desmatamento para obtenção de madeira ilegal ou até de queimadas naturais.

Os estados do Mato Grosso e Pará também registraram grandes quedas nos índices consolidados de alertas.

Combate ao desmatamento

Toda a redução registrada na Amazônia é resultado dos esforços do Ibama para reduzir os impactos das ações humanas. Dentre as iniciativas, estão a adoção de medidas de inteligência e ações integradas, como por exemplo, as iniciativas que envolvem bases móveis como estratégia de combate e ações de descapitalização dos ilegais como forma de coibir a retomada do desmatamento.

Ainda neste contexto, em setembro de 2013, mais de 1,5 mil agentes ambientais e militares do Exército foram direcionados para atuação na Amazônia Legal a fim de conter o problema. As equipes apoiam as operações Onda Verde e Hileia Pátria, ambas do Ibama.

As medidas tomadas, em conjunto, resultaram em 131 mil hectares de áreas embargadas nos nove estados da Amazônia Legal, entre agosto de 2013 e maio deste ano. Ao todo, R$ 1,2 bilhão foram aplicados em multas, além da apreensão de 99 tratores, 44 caminhões, 90 motosserras, 23 armas de fogo, aproximadamente 3,6 mil metros cúbicos de madeira serrada e cerca de 27 mil de madeira em tora.

ana_cotta Desmatamento.