1º de setembro: Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

543 views
© Depositphotos.com / SergeyNivens Independente da religião, homens vão parar para refletir sobre o futuro do planeta.

Com o objetivo de provocar reflexão e mudança no modo de vida dos fiéis em relação à crise ecológica que a humanidade vive, o Papa Francisco recentemente instituiu a data de 1º de setembro como o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Vale a pena ressaltar que esta data já havia sido definida também pela Igreja Ortodoxa.

A ideia de fazer as orações no mesmo diz que os ortodoxos é levar as pessoas a percebem que, independente da religião, os desafios ecológicos são idênticos. Por isso que a união de todos para enfrentá-los é essencial.

Segundo o Papa, é preciso que as pessoas tenham uma vida mais tranquila e equilibrada, já que os problemas ambientais que o mundo enfrenta estão diretamente relacionados com os sistemas econômicos, sociais e também ao culto às finanças e tecnologia. Todavia o líder máximo da Igreja Católica reforça que esta postura está distante de ser uma “encíclica verde”, isso porque a questão do meio ambiente afeta mais os povos menos favorecidos das camadas mais pobres da sociedade. Portanto, também é uma questão social.