Gás de aerossol provoca explosão e incêndio em empresa de reciclagem em Aparecida de Goiânia.

247 Visualizações

Infelizmente, duas vítimas fatais após grave incêndio.

No dia 30 de Maio de 2019, um incêndio de grandes proporções atingiu uma empresa de reciclagem no setor Chácara São Pedro, em Aparecida de Goiânia. Segundo a superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) de Goiás, o incêndio aconteceu devido a uma explosão que se originou por conta do gás butano liberado de latas de aerossol que estavam sendo processados na fábrica. As informações oficiais, dão conta de que o ocorrido teve duas vítimas fatais e outros quatro trabalhadores ficaram gravemente feridos pelo incêndio.

De acordo com um vídeo divulgado pela polícia e o laudo da perícia, o gás butano liberado pelos frascos de aerossóis se acumulou mais próximo ao chão (por ser mais pesado que o ar) e, ao entrar em contato com uma empilhadeira em movimento, acabou provocando a explosão na fábrica.

O acidente reforça ainda mais a importância no descarte correto de latas aerossóis utilizadas na comercialização de produtos. O recolhimento deste tipo de material não é o suficiente para que os gases acumulados no interior das latas sejam removidos, de forma que a concentração de substâncias infláveis seja devidamente processada. E por isso, é necessário que a destinação final passe por um processo de descarte especial para impedir que explosões e incêndios como estes aconteçam.

A Dinâmica Ambiental

A Dinâmica Ambiental é a maior referência do mercado em descaracterização e destinação correta de todos os tipos de aerossóis, com soluções customizadas pautadas na ética, transparência, segurança, comprometimento e respeito ao cliente.

Atuando no ramo de engenharia reversa e gerenciamento de embalagens aerossóis e produtos inservíveis, a Dinâmica Ambiental cuida de cada etapa do processo de descarte dos materiais, fornecendo laudos técnicos, serviço de transporte de resíduos perigosos e não perigosos, além de assessoria e consultoria ambiental como suporte para seus clientes.

Para garantia de total segurança e eficiência de suas atividades, a Dinâmica Ambiental segue a risco os requisitados exigidos pelas certificações na área (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001), adotando rigorosamente os parâmetros descritos nas políticas ambientais do país.

 

Crédito Foto:

Moradores das proximidades da empresa fazem imagens do incêndio de grande proporção, em Aparecida de Goiânia — Foto: Murilo Gomes/Arquivo Pessoal