Distribuidora de energia confirma novo vazamento radioativo em Fukushima

228 Visualizações
Vazamento de água radioativa
Foto: AFP

Nesta quinta-feira (20/02), a companhia que administra a usina nuclear de Fukushima, no Japão, anunciou a descoberta de um vazamento de 100 toneladas de água altamente radioativa. O líquido tóxico escoava de um dos 100 tanques de armazenamento utilizados durante o procedimento de esfriamento dos reatores, porém, segundo a Tokyo Electric Power (TEPCO), responsável pela estrutura, o problema foi solucionado.

Embora o incidente tenha sido confirmado, a distribuidora de energia alega que o fluído contaminado não alcançou o oceano, argumentando que não há caminhos de drenagem nas proximidades e que o local está a 700 metros da praia. Contudo, a organização garantiu que processos de recuperação das substâncias provenientes da vazão e restauração da terra afetada estão sendo realizados.

Após o acidente nuclear, ocasionado por terremotos e tsunamis, que deixou aproximadamente 13 mil mortos e 16 mil desaparecidos, o governo japonês afirmou que, de 2011 a 2012, cerca de 300 toneladas de água radioativa foram lançadas ao mar diariamente.

Vazamento de água radioativa
Foto: Reuters