Fumaça que cobre Santa Catarina pode chegar a São Paulo ainda hoje

445 views
Incêndio em Santa Catarina
Incêndio começou na noite de terça-feira. Foto: Salmo Duarte/Agência RBS

A fumaça produzida pelo incêndio de um armazém de fertilizantes em São Francisco do Sul, Santa Catarina, próximo a BR-280, deve alcançar o litoral do Paraná e chegar ao sul de São Paulo entre a tarde e noite desta quarta-feira, 25 de setembro. O fogo começou a se alastrar por volta das 23 horas de ontem, 24, no terminal de cargas do bairro Palmas, litoral norte.

Ainda não foi possível identificar o tamanho da nuvem, porém, a fuligem é vista a aproximadamente 25 quilômetros de distância do ponto de origem. Equipes do Corpo de Bombeiros Militares da região (São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha e Joinville) ainda não conseguiram dominar completamente as chamas. Estima-se que havia cerca de 40 toneladas de fertilizantes no local.

Segundo bombeiros voluntários, além de Palmas, Reta, Peroba, Sandra Regina e Forte são os bairros afetados pelo incêndio. A BR-280 foi interditada para prevenir acidentes de trânsito devido ao prejuízo nas condições de visibilidade.

Embora não seja tóxica, a fumaça é oxidante, isto é, causa irritação nos olhos, dores de garganta, dificuldades para respirar e, em casos raros, câncer.