Entenda a classificação dos diferentes tipos de meio ambiente

56.650 views
O macro meio ambiente é dividido em cinco tipos distintos: natural, artificial, cultural, do trabalho e patrimônio genético.

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente nos dias de hoje, especialmente com a crescente poluição que afeta o planeta e a necessidade urgente de preservar os recursos naturais.

O que poucas pessoas sabem, porém, é que existem diferentes tipos de meio ambiente. Conhecer cada um deles e entender suas particularidades é importante para que realmente ocorra a preservação da natureza e da vida na terra.

Os 5 tipos de meio ambiente

Para que sejam melhor estudados e compreendidos, os pesquisadores decidiram dividir o macro meio ambiente em 5 tipos distintos. São eles:

  • Natural;
  • Artificial;
  • Cultural;
  • Do trabalho;
  • Patrimônio Genético.

Meio ambiente natural

Este é o tipo de meio ambiente mais conhecido, e geralmente é a ele que nos referimos quando dizemos que é preciso preservar a natureza. Também conhecido como meio ambiente físico, diz respeito a fauna e flora, além dos recursos naturais preciosos à vida — como o ar que respiramos, o solo e a água.

Meio ambiente artificial

O meio ambiente artificial corresponde às cidades e tudo que faz parte delas, como os edifícios, os espaços públicos e equipamentos utilizados como bem comum. É importante salientar que, quando se fala em espaços urbanos, o meio ambiente artificial não se refere somente à grandes cidades, mas envolve também a área rural, pois compreende todo e qualquer lugar onde se habitam os cidadãos.

Meio ambiente cultural

O chamado meio ambiente cultural não diz respeito exclusivamente a um ambiente físico e palpável, e compreende todo o patrimônio imaterial cultural de uma sociedade ou grupo social. Inclui, portanto, as manifestações artísticas, de arquitetura, arqueológica, turística, de paisagismo e até natural.

Meio ambiente do trabalho

O meio ambiente do trabalho, conforme seu nome indica, é caracterizado pelos espaços onde os cidadãos executam sua atividade profissional. Quando se busca pela proteção dos lugares laborais e pela integridade física e mental dos trabalhadores, é a preservação deste meio ambiente que estamos praticando.

Patrimônio genético

Por último, temos também um dos mais recentes e desconhecidos tipos de meio ambiente, o patrimônio genético. Nele, está tudo relacionado ao desenvolvimento de pesquisas genéticas. Dentro deste universo, podemos citar os transgênicos, as pesquisas de célula tronco e até as fertilizações em vitro.

Estes cinco tipos de meio ambiente unidos são a tradução da realidade com a qual vivemos diariamente. Há projetos de lei e até leis já implementadas visando a proteção deles, o que inclui práticas que visam a manutenção para garantir o bem comum.

Conhecer estes tipos de meio ambiente é compreender que a conservação e a preservação ambiental demandam um olhar muito mais amplo do que somente os cuidados com a natureza e seus recursos. Afinal, como cidadãos que vivem nestes espaços e necessitam de condições positivas em todos estes universos, o cuidado com cada um deles se faz cada vez mais importante para a vida em sociedade.

Imagem: Givaga / iStock / Getty Images Plus