5 dicas para economizar água e energia elétrica no banheiro

462 Visualizações

Você já questionou qual é o lugar da casa que mais gasta energia e água? Não é na cozinha e nem na lavanderia. Acertou quem pensou em banheiro, já que o consumo nesse cômodo é o que mais eleva a conta no final do mês e resulta em grande desperdício.

Muitos passam mais tempo em outros lugares da casa do que dentro do banheiro, é um fato. Porém, hábitos diários durante apenas minutos são os responsáveis pelo aumento expressivo no consumo de toda a residência.

Por mais que a situação pareça comum, a conta de luz é um fator preocupante para quem paga, e o consumo desnecessário é mais preocupante ainda para o meio ambiente.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas importantes para te ajudar a economizar água e energia elétrica. Quer saber quais são? Confira a lista!

economizar água e energia elétrica
economizar água e energia elétrica

Manutenção preventiva

Você sabia que uma pequena bucha gasta pode fazer com que a torneira ou o chuveiro fique pingando por dias? Um detalhe importante que pode ser evitado com a prevenção. Além disso, o chuveiro deve ser limpo de tempos em tempos, assim como os ralos, para evitar infiltrações e vazamentos, e o desperdício desnecessário de água.

E não esqueça! É recomendado sempre um check-up nos canos e na fiação do banheiro. Este é um fator importante para economizar água e energia elétrica.

Quando não estiver usando a torneira, mantenha-a fechada

Pequenos hábitos diários podem nos custar muito. Deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes ou nos ensaboamos, pode custar 12 litros de água desperdiçados. Se formos pensar e colocar na ponta do lápis, por mês, são 360 litros jogados pelo ralo, muita coisa né?

Então, se não estiver usando a água da torneira ou do chuveiro, feche e abra somente quando for utilizar.

Regule o chuveiro para economizar água e energia elétrica

Atitudes que podem ajudar no não desperdício, é evitar esperar o chuveiro esquentar enquanto a água vai embora pelo ralo e não tomar longos banhos com a água mais quente.

Uma dica para economizar água e energia elétrica: Deixe sempre um balde embaixo do chuveiro enquanto a água fria sai. Deste modo, você utiliza a água do balde em outros momentos.
Banhos curtos são a melhor opção, e cinco minutos já são o suficiente. E não esqueça, quando for ensaboar o corpo ou o cabelo, feche a torneira.

Além disso, programar a temperatura do chuveiro de acordo com a estação e regular a saída de água fria e quente são ações que ajudam a poupar a energia.

Prefira opções que consomem menos

No mercado existem diversas opções de descargas e torneiras econômicas. Há também, lâmpadas de LED, que poupam até 80% da energia se comparado a convencional. Opte por elas na hora de comprar.

Além disso, se for possível, implemente na sua casa placas de aquecimento solar, elas são sustentáveis, ajudam a economizar água e energia elétrica. Além disso, estas placas ajudam a manter a água quente.

Reutilize a água

Além da água que você consegue captar da chuva, reaproveite a água do chuveiro, aquela fria que cai no balde conforme falamos anteriormente. A água da máquina de lavar roupa, inclusive, também pode ser reaproveitada para lavar o chão, quintal ou banheiro.

Atitudes simples como essas são capazes de fazer a diferença não só na sua casa e conta de luz, mas no mundo. Por isso, é extremamente importante o conhecimento sobre a situação em que o planeta se encontra e as atitudes que podemos tomar para mudar isso.

Agora, conta pra gente, você já põe em prática algumas dessas dicas? Comente em nosso artigo 🙂