Qual é a diferença entre água cinza e água negra?

7.702 Visualizações
Água de esgoto
Foto: gentedeopiniao

Toda água encanada que é utilizada no comércio, indústrias e casas é descartada pelo esgoto. Após essa utilização é possível classificar essas águas em cinza ou negra.

A água cinza é qualquer água não-industrial, que foi usada em processos domésticos, como o banho ou lavar a louça e a roupa. Esse tipo corresponde entre 50% e 80% do esgoto residencial, recebendo esse nome pela sua aparência turva. Ela possui resíduos de alimentos e altas concentrações de produtos químicos tóxicos, provenientes de materiais de limpeza, entre outros.

A água negra é o termo utilizado para descrever a água descartada que possui matéria fecal e urina. É assim chamada pela grande quantidade e composição dos seus produtos químicos e contaminantes biológicos, e por ser mais difícil de ser reciclada.

A água branca é a água potável, encanada que chega até as pias. Com a preocupação da sua economia, a solução seria reutilizar a água cinza para serem utilizadas em irrigações e limpeza de modo geral. Porém, o custo dessa reciclagem acaba ficando mais caro do que a captação de água doce.

A reutilização da água cinza é feita, na maioria dos casos, de forma irregular e ilegal. Casas modernas com conceito sustentável possuem sistemas que fazem a separação entre águas cinzas e negras, abastecendo pias e torneiras específicas com a água reciclada. A cidade de Curitiba, por exemplo, possui uma lei que obriga prédios comerciais a instalarem sistemas de separação de água cinza e negra.

Veja os benefícios da reutilização de água cinza:

• Diminui a demanda de uso da água tratada;

água
Foto: brasilescola

• O processo de tratamento da água cinza é altamente eficiente e pode ser instalado em áreas que seriam inadequadas para o tratamento convencional;

• Resulta em menos uso de energia e produtos químicos;

• Recupera o lençol freático e ajuda no crescimento de plantas;

• Evita a poluição de outras águas;

• Pode ser reutilizada para regar o jardim, lavagem de pisos e em descargas.