Deterioração da biodiversidade pode afetar a humanidade e o planeta Terra

1.528 Visualizações
Natureza.

A humanidade está passando por um momento único, uma oportunidade para refletir sobre o seu futuro, suas atitudes e os paradigmas que envolvem a sua relação com a natureza, já que os problemas ambientais colocam em risco a própria existência do homem. Dentre as questões que precisam ser repensadas está a importância da conservação da biodiversidade do nosso planeta.

A biodiversidade engloba todas as espécies de seres vivos existentes no planeta Terra, desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação, na qual cada ser tem uma função fundamental na composição do ecossistema, desempenhando um papel essencial para a espécie humana, uma vez que aproximadamente 80% das necessidades dos seres dependem dos recursos biológicos.

A formação da palavra “biodiversidade” se dá pela união do radical “Bio”, que significa vida, e da palavra “diversidade”, ou seja, variedade. Por isso conclui-se que biodiversidade significa “variedade de vida”.

A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida. Nas últimas décadas, a ação humana nos ecossistemas naturais tem afetado cada vez mais espécies da fauna e flora do planeta. As principais causas para a extinção das espécies são as profundas alterações ou a destruição dos habitats.

Os principais processos responsáveis pela perda de biodiversidade são: exploração excessiva de espécies de plantas e animais; contaminação do solo, água e atmosfera por poluentes; perda e fragmentação dos habitats; introdução de espécies e doenças exóticas; uso de híbridos e monoculturas na agroindústria, nos programas de reflorestamento; e mudanças climáticas.

As empresas e indústrias têm focado suas atenções nas florestas, fazendo sempre pesquisas para conhecer bem as espécies a serem utilizadas como matérias-primas na produção de medicamentos, cosméticos, entre outros produtos. Além disso, não se pode esquecer a importância econômica e até medicinal de cada espécie, pois, quanto mais rica é a diversidade biológica, maior a oportunidade para descobertas no ramo da medicina, da alimentação e do desenvolvimento econômico.

72332389@N02 Natureza.

A biodiversidade é muito importante para a Terra, pois ela funciona como uma “máquina” em que animais e vegetais atuam como engrenagens. Por exemplo, se uma espécie de vegetal for comprometida, poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu, por sua vez, possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.

A grande preocupação que existe hoje é a de que o ser humano esteja provocando o desaparecimento de muitas espécies num curto espaço de tempo, o que poderá conduzir a uma redução drástica dessa biodiversidade.