Curiosidades sobre o mar morto

6.932 views
© Depositphotos.com / 6bears Mar Morto.

Algum dia com certeza você já se perguntou o que é o mar morto, onde ele está localizado ou por que tem esse nome. Confira abaixo algumas curiosidades que listamos para você saber tudo sobre o mar morto!

O Mar Morto é, na verdade, um lago de água salgada localizado no Oriente Médio, na divisa dos territórios de Israel, Palestina e Jordânia, e é alimentado pelo Rio Jordão. Ele possui uma superfície de aproximadamente 1.050 quilômetros quadrados que correspondem a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 quilômetros; é a maior depressão absoluta do mundo, com cerca de 400 metros abaixo do nível dos oceanos.

O Mar Morto tem esse nome devido à composição de sua água (enxofre, magnésio, bromo, potássio, cloro, iodo, cálcio, zinco, entre outros) possuir um elevado grau de salinidade, fato que não permite a manutenção da vida animal e vegetal no local, com exceção da bactéria Haloarcula marismortui.

Os mares e oceanos possuem um nível de sal correspondente a 5% (o equivalente a 35 gramas de sal por litro de água); o grau de salinidade do Mar Morto encontra-se próximo a 35%, ou seja, a aproximadamente 300 gramas de sal por litro de água. Isso acontece porque ele é um mar cercado de terra por todos os lados, tendo como sua única fonte de abastecimento o Rio Jordão.

A região onde ele está localizado tem clima particularmente quente e seco, com muito baixa umidade e onde o sol brilha diretamente, em média, em 330 dias por ano. Apesar do clima quente e seco, os raios solares (em especial o UVB) são fracos e menos perigosos do que em outros lugares. Esse fato é decorrente do filtro natural derivado da evaporação da água, da densidade atmosférica e da camada de ozônio que protegem mais e oferecem menor risco de contrair doenças de pele, como o melanoma.

A evaporação da água é rápida, devido à sua localização, porém todos os minerais que estão em sua composição ficam no solo, o que resulta nesse alto grau de salinidade.

Também relacionado ao nível de sal, o Mar Morto é conhecido por ser um local onde não é possível afundar, pois o seu corpo d’água é muito mais denso que o corpo de qualquer ser vivo, o que impede a sua imersão.

© Depositphotos.com / irisphoto11 Mar Morto.

A quantidade de minerais presentes nas águas do Mar Morto contribui para a melhoria e até mesmo cura de determinadas doenças dermatológicas devido aos seus benefícios medicinais.

O Mar Morto vem sofrendo, nos últimos anos, uma gradativa diminuição de seu volume de água, cuja causa principal está relacionada à exploração do Jordão pelas indústrias de fertilizantes.

Estudiosos israelenses garantem que o Mar Morto não corre o risco de secar, mas para evitar que isso ocorra e ajudar na recuperação natural do local, os governos de Israel, Palestina e Jordânia estão estudando a possibilidade de criar um canal que transponha a água do Mar Vermelho para o Mar Morto, bem como do Lago Tiberíades, na Jordânia. Antes da implantação, haverá estudo sobre o impacto ambiental no local.