Curiosidade: como sobreviver sem água corrente

814 Visualizações

Você sabe como proceder em caso de acabar a água nas torneiras? Acabar de vez, nenhuma gotinha? Venha descobrir como

Uns dizem que a água nunca acabará. Mas, “e se”? Água pode ter, mas e se o fornecimento parar? Usando o caos explorado em filmes de ficção, te perguntamos: você saberia o que fazer em caso de ficar sem água corrente?

Neste post daremos umas dicas interessantes, fique atento!

Água corrente: e se…

Em caso de falta de água, como proceder? Água da chuva. O IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, montou um manual bem bacana que não requer construção e nem equipamentos especiais para captar a água da chuva. O manual completo você pode acessar aqui, gratuitamente.

O que fará depende também do tamanho da sua casa, quantos recipientes pode usar para a coleta e também como tudo isso será transportado. O mais comum de vermos são os baldes, estrategicamente posicionados para armazenar a água da chuva e até mesmo aproveitar a água usada pela máquina de lavar. Ok, se ficarmos sem água corrente por uma semana não adianta esta última dica. Mas já é bom termos em mente sobre esta reutilização e prevenir, não é?

Bombonas plásticas são ótimas aliadas para captação da água da chuva e cabe bem mais do que em um balde. Mas não é para beber! Vamos entrar ainda na parte da filtragem, beleza?

água corrente
@ManualIPT

O manual do IPT recomenda: não beba água da chuva. O ideal é usá-la para lavar roupas, na descarga e limpeza geral, por exemplo. Mas, se não tiver de onde tirar e precisa beber água, o manual também dá dicas do que fazer:

água corrente
@ManualIPT
água corrente
@ManualIPT

Purificação de água

Acontece que a água que você tem acesso não dá para beber (não é potável). Uma forma de mudar isso: purificando-a.

– Fervura: de 15 a 20 minutos, o que é o bastante para matar os micro-organismos presentes em água de poço ou de chuva. Em seguida, coloque em um filtro de água (os de barros antigos ainda são os melhores).

– Filtro de café: use um filtro de café ou outro tecido (menos algodão) para limpar a água. Os resíduos ficam no tecido, a água fica mais limpa.

– Sol: coloque a água em um recipiente transparente, como uma garrafa PET. Cada litro precisa ficar exposto por 6 horas, ou seja, uma garrafa com três litros deve ficar por 18 horas ao sol. Os raios UV são ótimos para matar bactérias e fazem com que metais pesados, comuns em água não potável, afundem. Faça um furinho na parte de baixo do recipiente e descarte esta primeira água. Depois, com silver tape, feche o orifício e pronto!

A sobrevivência com parcimônia

Tenha o hábito de economizar desde já. Além de ajudar o planeta com menos consumo, você aprende a viver a quantidade necessária para quando faltar, não usar demais. Colete água que usa no chuveiro: sabe quando ligamos e esperamos esquentar um pouco antes de entrar? Coloque um balde e use esta água para lavar roupa, na descarga, etc. Aprenda este básico e tenha em mãos um bom filtro de água (ainda recomendamos o de barro) e teste estes métodos e nos diga o que acha!