Conheça a OMM: Organização Meteorológica Mundial

1.932 views
un_photo Mudança climática.

As mudanças climáticas e meteorológicas são atualmente um importante foco de preocupação ambiental. Ter dados precisos de vastas regiões do planeta torna-se cada dia mais importante para compreendermos estas transformações e seus impactos. Neste cenário, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), presta um serviço de grande importância, realizando o monitoramento do tempo e do clima em todo o mundo. Atualmente, a Organização Meteorológica Mundial conta com 189 membros.

A OMM foi criada em 1950 como resultado de uma Assembleia Geral da ONU e tem como principal função operacionalizar a observação e a geração de dados sobre o comportamento da atmosfera terrestre, como ela interage com os oceanos e, é claro, o clima surgido a partir destas interações. A OMM ainda verifica a distribuição dos recursos hídricos ao redor do globo e realiza estudos de hidrologia, verificando o comportamento pluviométrico (quantidade de chuvas) em várias áreas.

Na prática, as principais atribuições da OMM referem-se à coordenação de atividades dos membros participantes, com o intuito principal de gerar informações sobre clima e água, a partir das diretrizes e dos acordos internacionais. A Organização também está apta a realizar estudos aprofundados em nível nacional, internacional e mundial, principalmente diante de eventos climáticos capazes de trazer danos às pessoas, como furacões, ciclones e tempestades.

Com sede na cidade suíça de Genebra, a OMM também atua na formação de profissionais de áreas ligadas ao clima e à meteorologia a partir de fundos de financiamento estudantis. Desta maneira, age em prol do desenvolvimento de mentes capazes de criar serviços meteorológicos cada vez mais habilitadas a melhorar o bem estar e a segurança das pessoas e do planeta.