Conheça o Projeto Lontra e seus benefícios para a o meio ambiente

960 views
wikipedia Lontra.

Considerada como espécie ameaçada – classificada na categoria “vulnerável” segundo critérios da IUCN (International Union for Conservation of Nature) – a lontra neotropical (Lontra longicaudis) sofre com a diminuição drástica da mata de galeria ao longo dos rios, atropelamentos, envenenamento e doenças transmitidas por cachorros. Para melhorar a situação destes animais e estimular a sua conservação, o Instituto Ekko Brasil criou, em 1986, o Projeto Lontra, que desenvolve ações de preservação e educação ambiental.

Inicialmente limitado ao Parque Municipal da Lagoa Peri, em Santa Catarina, o projeto expandiu para todo o estado e inaugurou, no início do ano, uma unidade em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. Nesta nova fase passou a estudar e mapear também as ariranhas, espécie da mesma família das lontras.

No Refúgio Animal – nome dado ao espaço de recuperação das lontras – os pesquisadores realizam ações de resgate, tratamento e reabilitação dos animais. Fora deste espaço, no habitat natural, os técnicos desenvolvem trabalhos para ampliar os conhecimentos sobre a espécie. Para a realização destas atividades, o projeto conta com uma equipe fixa de sete pessoas.

O Refúgio Animal também é aberto para visitação do público. Os passeios, guiados por participantes do projeto, incluem palestras, vídeos e visitas ao cativeiro das lontras com objetivo de mostrar às pessoas a importância das ações para conservação da espécie. Outra atividade de educação ambiental realizada pelo Instituto é o Projeto Pró-Lontrinha, que atende cerca de 160 crianças e promove atividades relacionadas à preservação do meio ambiente.

Um pouco sobre as lontras

Conhecidas como “onças da água”, as lontras passam a maior parte do tempo no ambiente aquático. Para se locomoverem na água contam com membranas entre os dedos e cauda semi-achatada e longa que auxiliam na propulsão e equilíbrio. Estes animais alimentam-se, principalmente, de peixes e crustáceos. Solitários, deslocam-se constantemente de uma bacia hidrográfica para outra, expondo-se a diversos perigos durante este processo de mudança.

© Depositphotos.com / SCOOPERDIGITAL Lontras.