Conheça as maiores e mais velhas árvores do mundo

989 views
Divulgação Carvalho Gigante.

Responsáveis por retirar da atmosfera os nocivos gases de dióxido de carbono (CO2), as árvores ajudam a humanidade a combater os catastróficos efeitos do aquecimento global. Contudo, além de mitigar as mudanças climáticas e proporcionar alimento ao homem e à fauna, alguns espécimes desses vegetais representam parte da história do próprio planeta.

Portanto, a exemplo do que fez Julia Butterfly Hill, em seu protesto contra a derrubada da sequoia milenar batizada como Luna, a população deveria se mobilizar em defesa do verde, pois, o meio ambiente, tão necessário à vida na Terra, tem sido alvo de intensa degradação. Sendo assim, conheça e proteja algumas das maiores e mais velhas árvores que existem:

Hyperion

Conhecida como a árvore mais alta do mundo, a Hyperion foi descoberta no Parque Nacional Redwood, uma área ao norte de São Francisco, nos Estados Unidos. Numa região em que trabalham várias empresas madeireiras, o espécime surpreendeu os cientistas com seus 115 metros de altura e pelo bom estado de conservação, por estar num local ameaçado.

Carvalho Gigante

Situada nas florestas de Sherwood, na Grã-Bretanha, esta unidade possui mais de 800 anos e, devido ao tronco oco, ostenta o título de esconderijo oficial de Robin Hood, conforme uma lenda regional.

Árvore Candelabro

Assim como Hyperion, este exemplar foi cultivado no Parque Nacional Redwood, em São Francisco (EUA). Com o surgimento de diversos empreendimentos de exploração de madeira neste território, muitas árvores antigas foram derrubas, mas a Candelabro resistiu às investidas do homem e retrata um episódio de desenvolvimento ecologicamente incorreto.

Árvore Prisão

Plantado na Austrália, o espécime de baobá foi usado pela polícia para aprisionar aborígenes, de acordo com registros do século 19.

Cedros de Deus

Citada na Bíblia, a árvore sobreviveu ao desmatamento nos bosques do Líbano desde a época dos reis.

Jequitibá-rosa

Com cerca de 3 mil anos e 40 metros de altura, a árvore é a representante brasileira na lista. Tal unidade reside no Parque Estadual de Vassununga, município paulista de Santa Rita do Passa Quatro.

mauroguanandi Jequitibá-rosa.