Conheça a primeira floresta vertical do mundo e veja como ela pode ajudar o meio ambiente

462 Visualizações
Bosco Verticale
Foto: eager

Você já ouviu falar em floreta vertical? Sim, ela existe. A primeira do mundo está localizada em Milão, na Itália. O prédio até recebeu nome homônimo “Bosco Verticale”. Duas torres residenciais de 110 e 70 metros cada têm suas fachadas repletas de árvores e outras plantas. Tudo para amenizar os impactos de uma das cidades mais poluídas do mundo.

Resgatar o verde das grandes metrópoles é um desafio e tanto. O arquiteto Stefano Boeri projetou esta invenção com o objetivo de trazer os benefícios da floresta para o meio ambiente da cidade: a construção produz oxigênio, absorve gás carbônico e protege os moradores dos efeitos da radiação solar. Ótimo, né? Sem contar na qualidade de vida e na sensação de bem-estar que são proporcionados por um ambiente mais natural, no meio de uma camada cinza de poluição.

Construir prédios verdes já se tornou uma tendência em cidades de concreto. É o resgate da natureza em locais que ela não existe mais, devido à presença maciça de megaempreendimentos e shopping centers.

No formato vertical, ocupa menos espaço e cumpre a mesma função que se estivesse em terra firme. As 900 árvores somadas às diversas plantas do Bosco Verticale ocupariam uma área de 10 mil metros quadrados, mais ou menos o tamanho de um campo de futebol.

Foto: stefanoboeriarchitetti
Foto: stefanoboeriarchitetti