Conheça e entenda como acontecem 7 dos fenômenos naturais mais raros da Terra

3.560 Visualizações
foto do fenômeno chamado de aurora boreal
Os fenômenos naturais são considerados uma dádiva, por ser algo que ocorre sem a intervenção humana.

A natureza sempre pode nos surpreender um pouquinho mais — seja por sua beleza ou por realizar incríveis fenômenos naturais. Entre os principais fenômenos da natureza, podemos destacar tempestades prolongadas, marés vermelhas, cavernas com o teto estrelado, pedras que se movimentam e muito mais. Conheça a seguir os fenômenos mais raros que podem ser encontrados no planeta:

7 fenômenos naturais mais raros da Terra

Marés vermelhas

O fenômeno da maré vermelha é causado por um desequilíbrio ecológico: quando algas tóxicas de determinadas espécies se proliferam de maneira excessiva em rios, lagoas ou mares, há uma alteração na cor da água — que se torna amarela, laranja, vermelha ou até marrom. O aumento dessas algas, por sua vez, pode estar relacionado a vários aspectos: sal mineral em excesso, oscilação térmica ou mudanças na salinidade da água.

Pedras que se movimentam

O fenômeno é exclusivo do deserto estadunidense de Death Valley. Muitos são os pesquisadores que estudam a região, porém, ainda não há uma conclusão a respeito das razões que levam à movimentação de pedras por até centenas de quilômetros. O mais curioso é que elas não se movem sozinhas, mas apenas lado a lado.

Tempestade “eterna”

A chamada tempestade eterna é um fenômeno natural raro que ocorre apenas na Venezuela. Elas ocorrem, em média, 150 dias a cada ano e duram até 10 horas em cada ocorrência. A região também carrega a fama de possuir a maior concentração de relâmpagos de todo o planeta.

Quedas rosadas

Já imaginou se você pudesse se banhar em quedas de água rosa? Nas Quedas de Cameron, no Canadá, isso é possível. A coloração rosada ocorre após períodos de chuva muito intensa, quando sedimentos são levados para o rio e deixam a água com tons avermelhados.

Caverna de Waitomo

A caverna de Waitomo é conhecida como a caverna de teto estrelado. O segredo está nas larvas que habitam o teto e “brilham no escuro”, fazendo com que os visitantes sintam que estão na presença de um céu estrelado. Entre os fenômenos naturais raros, este é um dos mais buscados pelos turistas de todo o mundo. A caverna está localizada na Nova Zelândia.

Buracos azuis

Este fenômeno impressiona tanto pela grandiosidade como pela beleza: os buracos azuis são abismos enormes subaquáticos que ganham uma tonalidade mais forte de azul (diferenciada do resto do mar/lagoa em que se encontram). Essa diferenciação na cor pode ser vista em mapas ou a longas distâncias.

Aurora Boreal

A aurora é caracterizada por cores e luzes de diversas tonalidades capazes de “pintar o céu”. Destaque entre os mais incríveis fenômenos naturais raros, ele ocorre quando elétrons derivados do vento solar entram em contato com elementos do ar. A força magnética se forma e promove o efeito colorido, que apenas agracia regiões polares.

Imagem: istock.com / MuYeeTing