Peixes da Amazônia: conheça a piranha preta

1.028 Visualizações
Divulgação Piranha preta.

Para quem já temia e sentia fascínio pelas piranhas, um recente estudo publicado pela revista Scientific Reports traz informações ainda mais instigantes acerca destes animais: um tipo específico de piranha amazônica, a piranha preta, é o predador com a dentada mais poderosa em relação ao seu peso corporal.

Uma equipe de cientistas fez o estudo a partir de 15 amostras da espécie retiradas dos afluentes Xingu e Iriri, no rio Amazonas, utilizando redes e técnicas de pesca. Alguns animais foram dissecados em campo, para que os pesquisadores pudessem compreender o funcionamento da mandíbula responsável por uma mordida tão impactante.

A partir dos dados coletados, eles puderam não apenas compreender a fisiologia da piranha preta amazônica como comprovar a capacidade de seu ataque: uma mordida do peixe pode atingir uma força até 30 vezes maior do que o seu peso.

Todo o estudo, que contou com as filmagens do canal de TV Discovery Chanel, foi motivado pela busca por vestígios da extinta megapiranha, um animal que, segundo afirmam os biólogos marinhos, assemelhava-se à atual piranha preta amazônica pela força de seus ataques.

Os pesquisadores acreditam que a extinta megapiranha e a piranha preta amazônica sejam parentes evolutivas próximas e que, por isso, apresentem uma dinâmica mandibular muito semelhante. Os cientistas afirmaram que ambas seriam capazes, por exemplo, de estraçalhar um fêmur bovino com a força de suas dentadas selvagens, ou de se alimentar tranquilamente de tartarugas ou outros animais com ossos.

wikipedia Piranha preta.