Conheça a distante Ilha de Socotra e suas plantas e animais exóticos

3.837 views
Ilha de Socrota
Foto: jp-lugaresfantasticos

Um cenário de filme. É assim que turistas definem o arquipélago de Socotra, localizado no noroeste do Oceano Índico, a 250 km da costa africana. Com uma imensa variedade de plantas e animais exóticos, que só existem na região, a sensação de quem visita o local é de que essa imensa biodiversidade pertence a outro planeta.

O conjunto de quatro ilhas pertence ao Iêmen e tem uma paisagem ímpar. São aproximadamente 37% de espécies de plantas, 90% de répteis e 95% de caracóis exclusivos de Socotra. Uma das árvores que mais chama a atenção é a Sangue de Dragão, bem parecida com um cogumelo gigante.

Socotran romã
Socotran romã. Foto: mdig

Outras plantas peculiares compõem a flora local. Dentre elas, a árvore gigante suculenta Dorstenia gigas, o pepino árvore Dendrosicyos socotranus, Socotran romã, Aloe perryi, e Boswellia socotrana. Socotra está entre os patrimônios mundiais da Unesco por sua excepcional riqueza e diversidade de sua flora e fauna.

O mar, banhado pelo oceano índico, é azul claro, límpido e impressionante. As cavernas e montanhas do arquipélago se elevam até 1,53 metros acima do nível do mar.

Dentre as atrações turísticas estão o trekking, mergulho, passeios de barco ou de veículo 4 x 4, paraquedismo, observação de pássaros, golfinhos e baleias. A jornada é rústica e selvagem.

O melhor período para visitar Socotra é entre janeiro e março, quando o clima está mais calmo e tranquilo. O idioma do local também é desconhecido pelo resto do mundo. Para se comunicarem com turistas, os cerca de 40 mil habitantes recorrem à língua árabe. Entretanto, como boa parte da fauna e flora são específicos de região, não há tradução para diversas palavras.

Confira mais fotos de plantas e animais exóticos da Ilha de Socotra.

Fotos: quelea1945; jp-lugaresfantasticos; healthbenefitstimes; yemeni_in_calgary; mdig; vainaminha; gamedesire