Participe do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios!

798 views
iStockphoto.com / mazzzur Diferentes prais do Brasil receberão pessoas dispostas a retirar todo o lixo do local.

Em 1986, a ONG americana “The Ocean Conservancy” passou a celebrar, no terceiro sábado do mês de setembro, o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. De lá pra cá, inúmeras organizações ao redor do mundo se uniram na ideia que foi crescendo a cada ano. No Brasil esse será o terceiro ano de mobilização.

Ao celebrar a limpeza de rios e praias, os envolvidos têm por objetivo alertar para a gravidade da situação das águas em nosso planeta. Com informações recolhidas por voluntários é possível fazer um levantamento dos resíduos mais depositados nas águas, assim como uma enumeração daqueles que são mais perigosos e dos danos que eles causam em cada região.

Esses dados são muito importantes até mesmo para que autoridades sejam cobradas no sentindo de criarem políticas publicas ambientais que deem conta do grave problema. Além do mapeamento, a ação é muito importante para a conscientização e envolvimento da população nas questões ambientais. Ao se deparar com a gravidade do problema, muitas pessoas se unem e mudam hábitos.

Em 2013, cerca de 40 milhões de pessoas em 125 países participaram de ações no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios. Este ano o evento está marcado para diferentes dias de setembro e ocorrerá em inúmeras regiões do país. Confira alguns desses eventos e participe!

Serviço:

19/09
Praia de Boraceia – Bertioga (SP)
Guarujá (SP)
Santos (SP)
Praia do São Francisco – São Sebastião (SP)

20/09
Osório (RS)
Torres (RS)

26/09
Garopaba (SC)