Confira as belezas das reservas naturais do Brasil

1.116 Visualizações

Não é à toa que o Brasil é considerado uma terra abençoada. Boa parte da biodiversidade se encontra aqui, temos a Amazônia, o maior reservatório de água doce do planeta, praias belíssimas e cenários de encher os olhos. Confira abaixo nossa lista com as mais famosas reservas naturais do país:

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE)

O parque guarda uma riqueza marinha extraordinária, é considerado um dos melhores pontos de mergulho do Brasil. É muito comum ver nas águas cristalinas de lá golfinhos, tartarugas e corais. Aliás, as tartarugas aruanas fazem a desova lá. Dois terços do arquipélago tornou-se Reserva Natural em 1988, com o objetivo de preservar os ecossistemas costeiros, disseminar pesquisas, conservar os sítios históricos arquitetônicos e naturais, além de ordenar fluxo turístico nesse paraíso ecológico.

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE)
Foto: parnanoronha

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Cenário montanhoso, de grutas, cachoeiras, morros, cerrados, caatinga, mata atlântica e uma beleza estonteante. A Cachoeira da Fumaça é uma das atrações do local, tem queda livre de mais de 400 m de altitude. No interior do parque há mais de 35 rios e, na fauna, presença maciça de beija-flores, periquitos, papagaios, capivaras, onça-pintada e suçuarana. Tonou-se Reserva Nacional em 1985.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
Foto: culturamix

Parque Nacional do Itatiaia (SP, RJ e MG)

Localizado entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, foi o primeiro parque nacional criado no Brasil, em 1937. Abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro; Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais.

Parque Nacional de Itatiaia - Serra da Mantiqueira - Rio de Janeiro/Minas Gerais
Foto: vocerealmentesabia

Dentre as belezas naturais estão os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do parque abriga 12 importantes bacias hidrográficas regionais e é dividido em região de Planalto e Região Baixa. Na primeira, estão os campos de Al Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Morro do Couto, Vale do Aiuruoca, Asa de Hermes, etc. Na segunda estão o Mirante do Último Adeus, Pedra de Fundação, Centro de Visitantes, Lago Azul, Piscina Natural do Moramba, Cachoeira Véu de Noiva, etc.