Como é o clima na savana africana?

11.617 views
Fonte: Depositphotos O clima tropical é propício para a diversidade da vegetação.

Principal ecossistema do continente, a savana africana possui um clima predominantemente tropical desde às regiões próximas ao deserto do Saara até as proximidades do deserto de Kalahari, na região norte.

A característica mais conhecida de uma savana, e não é diferente com a africana, é a longa estiagem de chuvas intercalada com períodos mais úmidos. É justamente neste intervalo entre os períodos de seca que toda a vegetação cresce e serve de alimentos para diversos animais.

O clima mais quente faz da savana africana um lugar propício para a vegetação herbácea, ou seja, com arbustos e árvores intercaladas por todo o território. Esta paisagem diversificada é um cenário ideal para atrair muitos animais herbívoros, como zebras, antílopes, entre outros. Interessante notar que uma savana se diferencia de uma estepe justamente pela grande quantidade de árvores.

Quem pretende visitar alguma região que faz parte da savana africana, ou realizar os famosos safaris pelo continente, é bom ir preparado para enfrentar altas temperaturas acima dos 20º. Protetor solar, óculos de sol, chapéu e boné, roupas claras e tênis resistentes são alguns dos itens indispensáveis para enfrentar o sol forte.

O clima na savana africana, todavia, é o principal fator que explica a diversidade de vida animal e vegetal ali. Portanto, é preciso respeitar e admirar sua exuberância e características.