Os benefícios do plantio de árvores para o meio ambiente

16.462 Visualizações
Plantar árvore
Foto: tangysd

As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos.

Quando uma área é desmatada pela atividade agrícola, por exemplo, o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência. Para evitar estes problemas, o plantio de árvores é necessário, pois os arbustos conseguem armazenar boa parte da demanda pluvial. Além disso, as árvores servem para sugar esta quantidade de água e abastecer os lençóis freáticos – camada subterrânea abaixo do solo.

Projeto Distribuição de Mudas Permanentes

Para que cada vez mais árvores sejam preservadas, várias cidades brasileiras possuem uma política ambiental específica para revitalizar espaços públicos. Na capital paulista, o projeto “Distribuição de Mudas Permanentes”, organizado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, atua em todas as regiões da grande São Paulo.

Os parques da zona leste, oeste, norte e sul da capital distribuem, diariamente, mudas de árvores e outras plantas herbáceas. Cada cidadão tem o direito a 10 mudas de árvore e cinco plantas por ano. Para adquirir uma delas é preciso se dirigir aos parques com documento de identificação e comprovante de endereço.

A Secretaria alerta que antes da retirada, técnicos realizam uma pesquisa para saber se o morador terá condições e espaço para cultivar a árvore. O objetivo é que as pessoas cuidem bem das árvores, plantado apenas aquelas as quais têm condição de cuidar.

Programa Piracicaba Mais Verde

Piracicaba Mais Verde
Foto: sedema.piracicaba

A cidade de Piracicaba, no interior do estado, possui um projeto de revitalização através do Programa Piracicaba Mais Verde, liderado pela SEDEMA (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), atuante desde 2008, executa plantios em diversas áreas do município.

O Programa ainda trabalha com a distribuição gratuita de plantas e árvores, com limite de até 20 mudas por cidadão. Para conseguir uma delas é preciso entrar em contato com a SIP (Serviço de Informação à População) e solicitar as mudas via telefone (19 -156).

Doação de mudas em São José dos Campos

Em São José dos Campos, um projeto semelhante existe desde 2010 e já entregou aos moradores 2.500 mudas de espécies nativas de jatobá, jequitibá, pitangueira, goiabeira, aroeira, cássia, que foram produzidas no viveiro da cidade. O programa dispõe até 10 mudas por ano e por endereço. Para retirar a sua, você deve se dirigir até a Secretaria do Meio Ambiente da cidade levando os documentos pessoais (RG e comprovante de endereço) e os técnicos vão indicar a planta mais adequada para cada área particular. Mais informações acesse a página da prefeitura da cidade.

Plantar árvores é uma tarefa fácil, ainda mais com o auxílio de projetos gratuitos de distribuição de mudas. Esta é uma das alternativas de contribuir para o aumento do número de árvores no mundo, começando pelas cidades.

Confira no infográfico abaixo mais alguns benefícios proporcionados pelo plantio de árvores nas cidades e plante a sua!

Info