Aplicação do carvão ativado no tratamento da água

11.844 views
Carvão ativado
Foto: wikipedia

Obtido a partir da queima de alguns tipos de madeiras, o carvão ativado é uma forma de carbono que contém poros entre os átomos. O material, na maioria de origem vegetal, pode ser usado em pó ou granulado e tem como objetivo a remoção de impurezas, por meio dos seus poros.

O carvão ativo em pó possui uma grande área superficial, estrutura porosa bem distribuída, predominando médios e macro-poros. Sua utilização é, predominantemente, em processos de filtração descontínuos. Entre as suas aplicações estão a purificação de substâncias como cafeína, gorduras, carbonato de sódio, vinhos, sucos de frutas, bebidas alcoólicas, águas municipais, refino de açúcar, refrigerantes e antibióticos.

Já o carvão ativo granulado é utilizado em colunas de leitos fixos ou móveis por onde o fluido é filtrado e purificado, sendo responsável por processos de adsorção em fase líquida ou gasosa. Entre as aplicações citam-se os filtros de retirada de cloro de águas potável e industrial.

Apesar da diversidade de aplicação, o carvão ativado retém, principalmente, as impurezas que têm carbono e cloro na base da composição. Dessa forma, as outras substâncias, como sódio e nitratos, podem passar direto pelo produto.

Além disso, o potencial do carvão é limitado. Uma vez que todos os poros estejam preenchidos, um filtro de carvão ativado para de funcionar. Isso porque a área de aderência fica comprometida e não permite que as impurezas se fixem ao carvão. O recomendado é trocar o filtro por um novo.

Tratamento da água

O uso do material no tratamento de água vem crescendo desde a década de 1970, quando houve uma pressão por parte das autoridades sanitárias em relação à qualidade da água final distribuída à população – o tratamento convencional não era capaz de remover as impurezas de forma eficiente.

Carvão granular
Foto: mercadolivre

O carvão ativado tem um papel fundamental na purificação da água já que é responsável pela eliminação da cor, odor, mau gosto e remoção de substâncias orgânicas dissolvidas através do mecanismo de adsorção.

A sua utilização pode ser na forma de carvão ativado em pó (CAP) ou na forma de carvão ativado granular (CAG). O material também remove compostos orgânicos e substâncias que diminuem a qualidade da água, como pesticidas e micropoluentes.