Universidade abriga maior estacionamento solar do Brasil

508 views
Divulgação / UFRJ Local gera energia para abastecer até 70 residências.

Imagine captar toda a energia da luz solar que incide sobre um grande estacionamento a céu aberto… Área útil é o que não falta. Com esta ideia em mente, os administradores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) planejaram durante meses e inauguraram este mês o maior estacionamento de geração de energia solar distribuída em todo o Brasil.

O estacionamento mede 651,64m² e tem a capacidade de receber até 65 carros. O projeto para esta infraestrutura conta com 414 painéis fotovoltaicos, com a capacidade de gerar até 140 mil kWh a cada ano, energia elétrica mais do que suficiente para abastecer até 70 residências que apresentem consumo médio na casa dos 167 kWh por mês. A energia captada servirá para alimentar a rede distribuída e que, posteriormente, será redistribuída para a UFRJ.

O custo total do projeto ficou em R$ 1,6 milhão e se tornou realidade graças ao Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da UFRJ, que, por sua vez, utilizou os recursos obtidos pelo ICMS para implementação de projetos sustentáveis.

Desconto na conta de luz e benefícios para o meio ambiente

O projeto também estabelece que toda a energia elétrica produzida pelos painéis solares deverá ser descontada nas futuras contas de luz da Universidade. Esta medida segue a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) número 482.

Além deste desconto na conta de luz, o maior estacionamento solar do Brasil também apresenta grandes benefícios ecológicos, já que se trata de uma energia renovável e limpa e que ainda impede a liberação de mais de 70 toneladas de CO2 na atmosfera.