Sabesp cobrará multa de 30% do valor da conta do consumidor que desperdiçar água

387 views
© Depositphotos.com / alexraths Desperdício de água.

O secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, declarou à rádio CBN que o governo do estado de São Paulo vai aplicar multa para quem exceder no consumo de água. A política estudada é baseada no desconto de 30% do consumidor que economiza o recurso, porém, de forma reversa: o usuário que desperdiçar água, excedendo o consumo em 20% terá que pagar uma multa de 30% a mais do valor da conta.

A informação foi confirmada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no último dia 21, durante evento na cidade de Franca (SP). Detalhes técnicos do programa não foram publicados pela administração. No entanto, Arce relatou que o projeto precisa de análises pontuais em algumas questões da medida. De acordo com o secretário, empresas que aumentarem sua produção por motivo relevante e consequentemente consumirem mais água, possivelmente não precisarão pagar a taxa.

“Não queremos que este ônus traga nenhuma vantagem financeira para nós. O maior prêmio que a gente poderia receber era ter zero de ônus”, disse Arce.

Essa medida proposta pelo secretário pode ser a alternativa para poupar o recurso, visto o baixo volume do Sistema Cantareira – que abastece a região metropolitana de São Paulo –, o qual opera atualmente com apenas 12,2% de sua capacidade.