Petrobrás lança gasolina 94% menos poluente

517 views
Gasolina
Foto: jornalggn

Desde o início do mês janeiro, a atmosfera terrestre passou a receber menores quantidades de gases tóxicos. Tal redução de nos índices de poluição lançada ao meio ambiente se deve ao desenvolvimento da Petrobrás, que produziu gasolina com taxas diminutas de enxofre e deu início à comercialização do novo produto. A fórmula do combustível possui 94% a menos desse elemento na composição, passando de 800mg/kg para somente 225mg/kg. De acordo com a empresa, a meta é evitar a disseminação de 35 mil toneladas de enxofre por ano.

A gasolina produzida sob as exigências da ANP (Agência Nacional do Petróleo) é denominada S-50, por ter 50 miligramas a menos de enxofre, substância considerada extremamente poluidora. Além desse combustível, o diesel S-10, com baixo potencial para a emissão de gases tóxicos, é comercializado desde 2013.

Os postos de combustíveis de todo Brasil já dispõem do produto justamente para atender a determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), a qual estabelece a venda desses dois produtos. Outra medida do Conselho estabelecida em 2014 é a obrigatoriedade de fabricantes nacionais de veículos produzirem motocicletas e veículos leves com menores níveis de lançamento de poluentes.

Segundo a corporação, toda a rede de postos está apta a comercializar a gasolina S-50. O novo combustível deve ser vendido pelo preço do antigo.

Carros
Foto: Alessandro Dantas/MMA