Principais fontes de energia limpa

1.451 Visualizações

As fontes de energia limpa são aquelas que liberam pouco ou não liberam resíduos ou gases poluentes em todo o seu processo de produção ou consumo. Esse tipo de produção de energia tem extrema importância para a preservação do meio ambiente e para qualidade de vida das pessoas. Além disso, por não gerarem gases causadores do efeito estufa, não favorecem o aquecimento global. Por estes motivos as energias renováveis são de suma importância para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.

Energia Solar
Foto: codelco

Alguns tipos já são conhecidos por grande parte das pessoas, como a energia eólica (gerada a partir da força do vento) e a Solar (gerada a partir dos raios solares). Entretanto, outros tipos ainda não são tão divulgados e conhecidos, é o caso do biogás – biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano – e das marés, em que a água do mar movimenta uma turbina que aciona um gerador de eletricidade.

Atualmente o Brasil ocupa a nona posição no quesito de potências mundiais em energia limpa. O investimento em nosso país aumentou 15% em 2011, chegando aos 8 bilhões de dólares. Isso corresponde pelo terceiro maior crescimento de capacidade instalada nos últimos cinco anos.

Energia eólica
Foto: 55953988@N00

Se o investimento em fontes de energia limpa continuarem acontecendo em todo o mundo podemos ter uma grande melhoria no planeta, já que teremos menos emissões de gases causadores do efeito estufa. Segundo o relatório Bloomberg New Energy Finance, os investimentos em energia limpa podem crescer até 230% nas próximas duas décadas e chegar a um valor de US$ 630 bilhões anuais até 2030. Com isso, esse tipo de produção pode ser responsável por entre 69% e 74% da nova capacidade instalada.

Muito se espera e se especula sobre a produção de energia limpa. Qualquer investimento a favor da melhoria e preservação do meio ambiente será muito bem- vinda.