Grupo Fragmaq investe R$ 1 milhão em energia renovável e adquire seu primeiro veículo elétrico para coleta de resíduos

292 views

É com muita satisfação que o Grupo Fragmaq anuncia mais um importante passo em direção à construção de um futuro cada vez mais sustentável. Com o recente investimento de aproximadamente 1 milhão de reais em iniciativas que contribuem para redução dos impactos ambientais, a Dinâmica Ambiental, empresa do grupo especializada em engenharia reversa e gestão de resíduos, conta agora com um veículo elétrico para a coleta de resíduos dos estabelecimentos que participam do Programa Beleza Verde.

Adquirido da BYD, fabricante e pioneira de soluções em energia limpa com presença em mais de 50 países, o veículo será o primeiro elétrico da frota que passa a operar a partir de dezembro deste ano, na cidade de São Paulo. Atualmente, doze caminhões compõem a frota do Grupo Fragmaq na coleta de resíduos em nível nacional.

Contribuição à melhoria da qualidade do ar

Produzidos sem tubo de escape, veículos elétricos não produzem emissões de dióxido de carbono, o que reduz consideravelmente a poluição do ar. Como comparação, ao longo de um ano, um único carro elétrico pode economizar, em média, 1,5 milhão de gramas de CO2. Isso é o equivalente a quatro voos de ida e volta de Londres a Barcelona. Para Adalberto Maluf, diretor de Marketing e de Sustentabilidade da BYD, “a BYD se esforça para ajudar a sociedade e as empresas sustentáveis a reduzirem a dependência das energias não renováveis. As empresas vêm fortalecendo sua agenda ESG, com a mobilidade elétrica, sendo uma das melhores formas de reduzir emissões e construir um ambiente urbano mais limpo e saudável a todos.”

O conceito de gestão elétrica fundamentado em medidas alternativas de energia é o rumo para o progresso, tanto no que diz respeito à preservação de recursos naturais e redução do impacto ambiental, como para o desenvolvimento socioeconômico do País.

E, por falar em gestão elétrica, outro importante marco na trajetória do Grupo, e fruto deste robusto investimento, é a instalação de painéis solares que, até o final do ano, garantirão que todas as operações da Fragmaq, funcionem com energia 100% renovável.

“É um privilégio apoiar a Fragmaq neste empreendimento! Além do benefício com a geração própria de energia limpa, nossos painéis possibilitam um diagnóstico preditivo do consumo desse recurso, o que traz mais segurança para desempenhar todo o seu potencial.” Marcos Dalecio, da Testari Energia, empresa referência na elaboração de projetos de Eficiência Energética, e que vem apoiando todas as demandas de implantação do projeto de geração solar fotovoltaica.

“Nossos compromissos ESG são a base de tudo o que fazemos e estão incorporados em critérios ambientais, sociais e de governança em toda a nossa estrutura operacional. As recentes aquisições refletem a constante preocupação que temos junto aos nossos clientes, parceiros, colaboradores e comunidades em que atuamos, para minimizar os impactos negativos e equacionar a relação humana com o meio ambiente”, disse Hélio Hatisuka, Diretor executivo do Grupo Fragmaq.

Cada negócio que se compromete a observar como sua produtividade impacta o ecossistema colabora não apenas para a sustentabilidade em torno de seu território, mas do planeta inteiro, já que o meio ambiente e a poluição não se restringem às nossas fronteiras. Esse é o propósito da Fragmaq que, com este movimento, firma-se num modelo de negócio sustentável cada vez mais comprometido com a responsabilidade ambiental.

Sobre a Dinâmica Ambiental – A Dinâmica Ambiental é uma empresa do Grupo Fragmaq com foco na área ambiental, líder em diversas iniciativas voltadas para a destinação correta de resíduos, dentre os quais destacam-se a Waste Box, primeira embalagem homologada do Brasil específica para o descarte seguro de aerossóis, segmento do qual também é líder. Atua na área de engenharia reversa, gestão de resíduos, no ramo de trituradores, assim como em processos regulatórios, pela First Ambiental, restituindo em até 34% o custo dos produtos para os clientes.