Petrobras investe R$ 5,5 milhões na criação de novas tecnologias para produção de etanol

228 views
Cana-de-açúcar
Foto: agriculturasp

Na última quinta-feira, dia 28 de novembro, em São Luiz Gonzaga (RS), a Petrobras e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de tecnologias para produção de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul. O projeto contará com investimentos de R$ 5,5 milhões e irá beneficiar a fabricação de etanol, expandindo e aprimorando a agroindústria sucroenergética no estado.

Aprovada pela Agência Nacional do Petróleo, a iniciativa chamada de “Tecnologias para o sistema de produção de cana-de-açúcar no Rio do Grande do Sul – Siscana RS”, será financiado pela Petrobras, tendo suporte técnico-científico de seu Centro de Pesquisas (Cenpes). De acordo com o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, a ação qualificará e dará soberania ao estado, que ainda necessita da importação de combustível atualmente.

Sob a coordenação e execução do Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado da Embrapa, localizado no município de Pelotas (RS), pretende auxiliar a ampliação de conhecimentos, como técnicas de adubação, épocas de plantio e relacionamento com o clima, e expandir a produção de cana para o mercado de etanol. Além disso, o empreendimento objetiva alcançar a produção regionalizada de biocombustíveis.