Governo Federal promete acabar com desmatamento ilegal até 2030

435 views
© Depositphotos.com / mihalec Meta é reflorestar 12 milhões de hectares de floresta até 2030.

Novas medidas para recuperar as florestas brasileiras foram tomadas recentemente pelo Governo Federal. A meta é reflorestar e restaurar 12 milhões de hectares de floresta até 2030. A ação vai também aumentar os estoques de carbono e colocar um ponto final no desmatamento ilegal.

O acordo foi firmado nos Estados Unidos, no final de junho, e o documento que estabelece as metas foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. A área de florestas que o Governo Federal pretende recuperar equivale a 120 mil quilômetros quadrados de floresta, ou seja, a metade do estado de São Paulo.

O compromisso firmado pelo Governo Federal será apresentado na Conferência de Clima de Paris (COP-21) que acontecerá em dezembro. Vale lembrar que, no Brasil, a região que mais sofre com desmatamento é a Mata Atlântica, onde restam apenas 12% da cobertura original.

Tanto o Brasil quando os Estados Unidos também têm se esforçado para reduzir as emissões de gases do efeito estufa desde 2005. Neste período o nosso país reduziu sua taxa em 41% e os Estados Unidos em 10%. Os dois países pretendem, ainda, criar um grupo formado por brasileiros e americanos para fomentar diálogos sobre questões climáticas e o uso de energia limpa.