Geladeira solidária é criada para combater o desperdício

406 views
Reprodução / galdakaoko boluntario Espaço é abastecido por supermercados locais.

Localizada na cidade de Galdakao, na Espanha, uma geladeira é abastecida por restaurantes e supermercados diariamente. Mas como? Tais estabelecimentos deixam ali alimentos em ótimas condições, mas que não foram utilizados, para que a população de quase 30 mil pessoas possa pegar quanto e quanto quiser no espaço solidário.

Esta ideia louvável veio de Álvaro Saiz, um dos membros mais ativos da associação de voluntários da cidade. Segundo ele, era grande a quantidade de alimentos descartados somente porque a data de vencimento dos mesmos se aproximava, portanto estes poderiam ainda ser consumidos sem qualquer problema.

Vale reforçar que todos os itens que são colocados na geladeira solidária de Galdakao são examinados por voluntários e todos os alimentos são etiquetados com informações como data de fabricação. Também não são permitidos alimentos como peixe cru, ovos e carnes.

Para Álvaro, esta iniciativa tem como objetivo combater o desperdício de alimentos, e não funcionar como um projeto de caridade. “Não importa quem vai levar os itens de dentro da geladeira solidária. Até o Júlio Iglesias pode passar por aqui e levar um alimento, se quiser, mas o que realmente importa é recuperar o valor da comida e lutar contra o desperdício”, finaliza Saiz em entrevista ao The Guardian.