Conheça a Fundação Florestal e suas principais ações

569 views
Fundação Florestal
Foto: jcconcursos

Muito além de sua capital (megalópole que concentra a maior densidade populacional e também as maiores riquezas financeiras do país), o estado de São Paulo guarda uma rica biodiversidade, com uma grande variedade de ecossistemas e espécies em sua flora e fauna. Para cuidar de toda esta rica natureza, em 1986, foi criada a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal.

A entidade, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e parte do Sistema Ambiental Paulista, tem como principal objetivo a preservação, o manejo e a ampliação das áreas florestais de proteção e também de produção. Para isso, promove e executa ações integradas voltadas para a conservação e proteção ambiental, aliadas ao desenvolvimento sustentável.

A recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil, são outras atividades desenvolvidas pela Fundação Florestal.

Na linha do desenvolvimento sustentável, a organização cuida da extração e venda de produtos advindos destas regiões de floresta de modo a aliar a preservação e a geração de renda. E, para quem pensa que o estado de São Paulo carece de áreas assim, seguem alguns números que impressionam.

Parque Estadual Alberto Lofgren (Horto Florestal)
Parque Estadual Alberto Lofgren (Horto Florestal). Foto: facebook

A Fundação Florestal realiza a gestão de um total de 94 Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável. Dentre elas estão 32 Parque Estaduais, 15 Estações Ecológicas, 27 Áreas de Proteção Ambiental, 7 Reservas de Desenvolvimento Sustentável, além de 3 Áreas de Proteção Ambiental Marinha. Ainda estão sob cuidado da entidade uma Floresta Estadual, uma Reserva Estadual, dois monumentos Naturais e três áreas de Relevante Interesse Ecológico.

Para manutenção de todos esses territórios, além de contar com técnicos e especialistas na gestão de ambientes naturais, a Fundação realiza projetos cuidadosos voltados ao Ecoturismo e à Educação Ambiental. Tudo para que algumas das mais belas paisagens de todo o estado continuem sendo contempladas e experimentadas, gerando diferentes tipos de riquezas pelas gerações futuras.