Circuito Tela Verde promove educação ambiental e leva conhecimento às telas da população

341 Visualizações
Circuito Tela Verde
Circuito Tela Verde, Ceará. Foto: noclimadacaatinga

Estão abertas inscrições para a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, O Circuito Tela Verde, que promove a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), instituídos pela Lei 9.795/99. Através da parceira entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa visa incentivar a produção de curtas, vinhetas ou animações para disponibilizar materiais educativos a instituições de ensino.

Sob a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) e execução do Departamento de Educação Ambiental, ambos ligados ao MMA, o projeto ainda conta com a participação da Secretaria do Audiovisual, do MinC. Criado em 2008, o Circuito pretende estimular crianças, jovens e adultos, por meio de pequenos filmes, a refletirem sobre seus deveres socioambientais.

Embora não haja premiações ou patrocínios, haverá a divulgação dos vídeos com melhores avaliações, pois os curtas farão parte de um kit contendo um manual de organização da mostra, cartazes com as sinopses e DVDs dos filmes, e integrarão os materiais didáticos que inúmeras instituições buscam no Ministério do Meio Ambiente.

O Circuito Tela Verde foi elaborado para suprir a atual e crescente demanda que a sociedade tem por informações sobre formas de preservar o meio ambiente, conservar os recursos naturais e implantar ações sustentáveis ao cotidiano. Como o principal objetivo da exposição é mobilizar e conscientizar as comunidades sobre a importância de suas ações nos processos de gestão ambiental, a mostra exibe as produções em aproximadamente 1.500 espaços no Brasil e até em outros países.

Circuito Tela Verde
Foto: circuitotelaverde

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades e produtoras de conteúdo multimídia podem enviar suas filmagens para a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Serão aceitos materiais feitos a partir de filmadoras profissionais, câmeras de celulares ou digitais e outros aparelhos que captem imagem e som.

Aos interessados, é importante saber que só serão avaliadas as produções em DVD (com vídeos convertidos no formato VOB, comum neste tipo de mídia), sem nenhum conteúdo político, ofensivo ou impróprio para qualquer faixa etária. O MMA irá aceitar inscrições até o dia 30 de novembro de 2013. Para mais informações, acesse o site do Ministério do Meio Ambiente.