Plataformas digitais para consumir com mais consciência

303 views

As indústrias têm se reinventado cada vez mais para atender às demandas relacionadas ao consumo consciente. Nesse sentido, plataformas de e-commerce também têm surgido para auxiliar consumidores na busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, que diminuam o impacto negativo no meio ambiente. Confira algumas opções nesse artigo e contribua também com essa causa:

Bemglô

A plataforma colaborativa para compartilhamento de produtos foi criada em 2014, pela atriz Glória Pires com Orlando Morais e Betty Prado. Tem como missão: “compartilhar o que faz bem, através do consumo consciente e da produção responsável e com procedência”. No site da Bemglô é possível encontrar marcas voltadas ao artesanato, beleza e saúde, moda, casa, acessórios e gastronomia.

From Future

Criada recentemente, a From Future tem como proposta ser uma plataforma de curadoria de marcas com propósito social ou ambiental, estimulando o empreendedorismo, além do consumo consciente no Brasil. No site da From Future é possível encontrar roupas, calçados, acessórios, produtos de autocuidado, bem-estar, além de itens para decoração de diferentes marcas selecionadas pelos curadores da plataforma.

Pangeia

A plataforma Pangeia atende ao varejo e atacado reunindo marcas engajadas na preservação ambiental. Atualmente, o marketplace oferece cerca de 50 marcas e mais de 800 produtos em diversas categorias (alimentos, bebidas, cuidados pessoais, pets, etc…), além de ser a loja online oficial e exclusiva da WWF-Brasil. Confira mais informações no site da Pangeia.

AMARO

A AMARO, plataforma que reúne mais de 100 marcas, lançou recentemente uma seção de seu site voltada exclusivamente para produtos sustentáveis que apresenta marcas como The Body Shop, Caudalie, ISDIN, entre outras. Em 2021 a AMARO se tornou 100% carbono negativo, compensando mais de 30 mil toneladas de CO2, o que equivale a 18 estádios do Maracanã. Confira os produtos no site da AMARO.

Oriba

A Oriba foi criada por três empresários conscientes da necessidade de mudar a forma de consumo da sociedade. A plataforma reúne peças básicas de moda masculina em que parte do lucro arrecadado é revertido em investimentos em educação: para cada peça vendida, um kit escolar é doado a crianças no ensino básico. No site da Oriba é possível encontrar bermudas, camisetas, calças, cuecas, acessórios, entre outras opções de vestuário para homens.

O consumo excessivo pela sociedade vem trazendo diversas consequências negativas para o planeta, sendo a poluição uma das principais delas. Além disso, a superexploração dos recursos podem levar à escassez e até mesmo ao desequilíbrio ambiental. Por isso, medidas que incentivam o consumo consciente e nos tornam agentes transformadores da sociedade – como as plataformas mencionadas nesse post – merecem reconhecimento especial.

Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade! Conteúdos novos todos os dias!

Fontes: Lilian Pacce | Um Só Planeta