Inclua estas ideias sustentáveis na sua lista de volta às aulas

357 views

É possível fazer melhores escolhas também nos itens escolares

Com o fim das festas, quem tem filhos em idade escolar já começa a se preocupar com a compra da lista de material escolar. Existem algumas escolhas que podem tornar essa lista mais sustentável, desta forma, os seus filhos aprenderão a importância de apoiar empresas e práticas que se preocupam com a preservação do planeta.

Primeiro passo: reaproveitar e reutilizar

A primeira coisa a se fazer é separar tudo o que você tem em casa, que tenha sido usado nos anos anteriores. Pode ser até uma tarefa divertida pedir para que as crianças ajudem a organizar, limpar e etiquetar os materiais escolares que ainda estão bons para uso. Se o estojo e a mochila estiverem em bom estado, você pode dar uma incrementada nestes itens, customizando-os.

Outra atitude ecológica é ver o que pode ser trocado ou passado adiante. Mande mensagens para os amigos e familiares ou ainda crie um grupo com pais e responsáveis das crianças do mesmo colégio, para facilitar a troca de uniformes, livros e outras coisas que podem ser reaproveitadas.

Esta atitude não só te ajudará a economizar dinheiro, como também poderá inspirar outras pessoas a tornarem suas listas de volta às aulas mais sustentáveis.

Você também pode doar materiais escolares em bom estado para outras crianças, cuja família esteja sem condições de comprar coisas novas.

Se possível, faça escolhas mais ecológicas

Hoje em dia é muito fácil encontrar materiais escolares, como papel, cadernos, pastas e até canetas, feitos em materiais reciclados e ecologicamente corretos. Isso porque muitas empresas estão investindo em itens mais sustentáveis, como lápis feito com madeira certificada pelo selo FSC, tinta atóxica (à base de água) e até cola ecológica!

Cuide da lancheira

Para manter a saúde e a mente do seu filho mais saudáveis, evite comprar alimentos altamente processados, repletos de carboidratos simples e açúcares.

Além disso, os alimentos processados ​​são normalmente embalados com materiais que acabam nos aterros sanitários ou mesmo nos oceanos. Procure fazer em casa o lanche e dê preferência às frutas e alimentos integrais, que são mais saudáveis. Se você não tiver tempo de preparar o lanche, compre de alguém do seu bairro – além de oferecer uma alimentação melhor para seus filhos, você estará contribuindo com a economia local.