Bomba de PVC irriga a plantação sem gastar energia e combustível

6.996 Visualizações
Reprodução / G1 Um carneio hidráulico sai por menos de 200 reais.

A agricultura é um dos setores da economia que mais consome energia e água. Para mitigar os impactos negativos, alguns produtores têm investido em alternativas simples e que prometem tornar o processo mais sustentável.

Uma das soluções de maior sucesso no Brasil é o carneiro hidráulico artesanal – o nome é uma alusão ao barulho provocado pelas cabeçadas do carneiro quando taca sua presas. Feita com cano de PVC e válvulas de metal, essa bombinha, que pode ser produzida em casa, irriga a plantação sem usar energia elétrica e nem combustível, o que torna a produção bem mais barata.

O bombeamento da água acontece por meio da força da água que desce por gravidade pela mangueira. Quando entra no carneiro, ela empurra o êmbolo da bomba que abre e fecha sem parar – quando ele abre uma parte da água vaza e quando fecha a água é bombeada de volta e sobe em direção à saída. A pressão do ar retido no cano faz com que a água seja jorrada pela mangueira até a caixa.

Como montar uma bomba de PVC?

Reprodução / G1 O bombeamento da água acontece por meio da força da água que desce por gravidade pela mangueira.

Um carneiro hidráulico sai por menos de R$ 200. Para montar, é preciso de um cano de PVC – pode ser de uma ou meia polegada, dependendo do volume de água que uma propriedade tem disponível.

Além das conexões de PVC, a bomba precisa de duas válvulas usadas em poço, que podem ser encontradas em lojas de material de construção. Uma é chamada de válvula de retenção e a outra de sucção.

A câmara de ar é um cano de 40 centímetros. Cole uma tampa na parte de cima e, embaixo encaixe um adaptador de mangueira no “Tê”. Na outra extremidade vai a válvula de retenção.

Depois, encaixe a parte central de um outro “Tê” – do lado esquerdo vai um cotovelo onde se deve rosquear a bomba de sucção. Do lado direito, onde fica a entrada da água, encaixe um pedaço de cano e o registro que serve para ligar e desligar a bomba. Depois, é só instalar o carneiro na fonte. Na ponta da mangueira de captação vai uma proteção para evitar entupimento.

A bomba vai na parte mais baixa do terreno e deve estar preso a uma estaca respeitando a distância de 18 metros da fonte. É só rosquear o parafuso da válvula de sucção que o martelo começa a bater.  O passo a passo você pode acompanhar no vídeo abaixo: